19 set 2013 – O que há de errado com o mundo e o que podemos fazer sobre isto?

Buscando responder a esta pergunta o famoso diretor de cinema Tom Shadyac compartilha conosco de maneira maravilhosa sua experiencia de vida e o que descobriu a respeito sobre a vida em sociedade. Sobre a maneira das pessoas buscarem a felicidade e compartilha sobretudo uma nova filosofia de vida que passou a adotar após um terrível acidente que quase o levou a morte.

Através do documentário ” I AM ” – Tom nos mostra os caminhos errados que a sociedade impõe aos seres humanos que no resumo sempre as leva a um vazio. eu recomendo muitíssimo que assistam ao documentário, imperdível.

O filme pode ser adquirido, mas também está postado para assistir on line em inglês:

http://viooz.co/movies/12309-i-am-2010.html

http://www.alluc.to/documentaries/watch-i-am-2010-online/402984.html

Directed by: Tom Shadyac
Year: 2010 | Duration: 78 min
Genre: Documentary
Starring: Desmond TutuNoam ChomskyRay Anderson
Country: USA
Language: English

A seguir, um transcrevo um excerto da entrevista concedida ao programa da Oprah:

“Vários anos atrás, Tom Shadyac parecia ter tudo: uma carreira multimilionária dirigir filmes de grande sucesso de bilheteria em Hollywood como Bruce Almighty e O Professor Aloprado, uma mansão de 17 mil metros quadrados, carros de luxo, o luxo de voar em jatos privados, convites para extravagante festas e muito mais. Era uma vida que muitas pessoas sonham. Apesar destes muitos luxos, Tom disse que simplesmente não se sentia bem. 

– “Eu estava na casa que a minha cultura me ensinou que seria uma medida de boa vida”, Tom lembra em seu documentário “ I Am “.

 “Fiquei impressionado com o vazio, sentimento muito estranho: eu não era feliz.” Tom disse que ele estava sentindo uma sensação de vazio por muito tempo, quando um acidente de moto traumática em 2007 o deixou com síndrome pós-concussão excruciante. Após vários meses de que ele descreve como “tortura”, Tom começou a acolher a morte. “Enfrentando a minha própria morte trouxe uma sensação instantânea de clareza e propósito”, diz ele em seu filme. “Se eu fosse, de fato, morrer, eu me perguntei: O que eu queria dizer antes que eu fosse. Tornou-se muito simples e claro que eu queria dizer às pessoas o que eu tinha vindo a conhecer e que eu havia chegado.. a saber que era que o mundo estava vivendo uma era de mentira”.

Cinco meses depois do acidente, Tom começou a filmar I AM  para chegar ao fundo de duas perguntas ardentes:

O que há de errado com o nosso mundo, e o que podemos fazer sobre isso?

Read more: http://www.oprah.com/oprahshow/Tom-Shadyac-From-Millionaire-to-Mobile-Home#ixzz2fFRL70jN

Tom diz que parte do que há de errado com nosso mundo e da mentira que diz que ele está vivo – é a definição do sucesso da nossa cultura. “[Temos] um modelo muito extrínseco de sucesso”, explica ele. “Você tem que ter um certo status do trabalho, uma certa quantidade de riqueza …. Eu acho que o verdadeiro sucesso é intrínseco …. É amor. É bondade. E comunidade.” 

Assim Tom partiu em sua busca para descobrir o que seria realmente fazê-lo feliz e ajudar a descobrir o que está errado com o nosso mundo, ele fez grandes mudanças para seu estilo de vida. Hoje, Tom vive em uma casa móvel modesta, bicicletas para trabalhar e voa em companhias aéreas e ele diz que nunca foi feliz como agora.  

“Comecei a acordar para certas hipocrisias na minha vida cerca de 10 ou 12 anos atrás, e eu comecei a mudar as coisas que eu pedi [sozinho] e fiz mais perguntas, “Tom diz. “O acidente de moto é o que me obrigou a compartilhar minha jornada.”

A jornada de Tom pode ser visto em seu documentário provocante “Eu sou” como ele faz perguntas importantes sobre a vida, a natureza humana, o comportamento humano e da nossa cultura para cavar mais fundo e entender por que o mundo é do jeito que é.

Assistao I Am  para descobrir por que o mundo está do jeito que está, Tom explorou as leituras de cientistas, filósofos, poetas e outros, e conversou com líderes do pensamento, incluindo o Arcebispo Desmond Tutu, o cientista Dean Radin, pesquisador Rollin McCraty do Instituto HeartMath, jornalista Lynn McTaggart, professor Dacher Keltner da UC Berkeley, autor Thom Hartmann .  E ele descobriu que a vida gira em torno de três conceitos-chave que são exploradas em I Am :

1. Está cientificamente provado que toda a raça humana está conectado.

2. É da natureza humana a ser cooperativo e não competitivo.

3. Se você não fizer o que seu coração quer que você faça e siga a sua paixão, ele vai te destruir.

Em I Am , Tom diz: “Há uma lei fundamental que toda a natureza obedece e que a humanidade rompe todos os dias Agora, esta é uma lei que tem evoluído ao longo de bilhões de anos, e a lei é a seguinte:  “Nada na natureza demora mais do que o necessário”.  Na nossa cultura, no entanto, os seres humanos muitas vezes tomam mais do que o necessário por comprar grandes casas, dirigindo carros caros e viver excessivamente, como Tom diz que ele fez. “Temos um termo para algo no corpo quando é preciso mais do que sua parte, Tom diz no documentário. “Nós o chamamos de câncer.” Tom diz que não quer ser uma parte do que o câncer, ele queria ser uma parte da cura. “Temos que perder essa ideia cancerosa que temos que levar tudo o que pudermos”, diz ele. “Mas [você] não estou dizendo que temos de desistir de todas as coisas”, diz Oprah, voltando-se para a platéia. “Ele está dizendo que você olhar para dentro de si mesmo e fazer as perguntas de si mesmo.” “Eu posso julgar ninguém. E o meu caminho é diferente de outra pessoa,” Tom diz. “É uma vida simples. Que eu não desisti de tudo. Eu não quero dramatizar isso. Eu simplesmente me encontrei em minhas necessidades.”

 

Em uma cultura que leva mais do que precisa e se vê envolvido na busca de riqueza e poder, Oprah diz que uma das maneiras que temos obtido para fora do curso é a obsessão com a celebridade. Tom: celebridade deve ser comemorado. Devemos celebrar o que você e outros obtêm com o seu talento. Para o seu dom. … [No entanto], quando colocamos as pessoas em um pedestal, [temos] no caminho de nossos eus autênticos. Oprah: Mas olhe para o que fizemos como uma cultura. Primeiro, não estava comemorando pessoas, porque eles fizeram alguma coisa ou teve uma conquista. E agora, essa cultura celebra pessoas para fazer absolutamente nada. Tom: Sim. … A ironia é que chamá-lo de “reality TV”. É qualquer coisa, mas a realidade. Oprah: Mas não somos uma parte dela? Tom: . Oh, meu Deus, sim Oprah: Não estamos no sistema de alimentação? Todo mundo que está assistindo? Nós somos o sistema de alimentação. Você pode ver como isso nos reflete, e refleti-la. Tom: O público-Vocês têm todo o poder. Você vê, você tem que parar de elevar-nos. Eu não quero ser seu herói. Eu quero ser seu irmão. Você sabe, eu quero ser seu membro da família. Eu quero ser igual a você. E se você começar a ver as coisas como elas são, assim como já o divino vê-lo … quem vai celebrar as mulheres que varreram este andar tanto quanto qualquer artista, porque ela é uma artista muito. Somos todos artistas. Se vocês começarem a fazer isso, ele vai mudar.

A grande revelação em I Am é que a nossa cultura é erroneamente construída em torno da idéia da concorrência. Tom diz no filme: “Isso é muito bonito a mensagem que eu tenho como um garoto:”. Separar-se do pack ‘ “Ser o número um.” E ‘Vitória’. “Embora nossa cultura possa ter sido construída em torno de competição, eu estou me esforçando para responder à questão de escolher se é competição ou cooperação, que é a natureza essencial dos seres humanos.

“Se você conversar com as pessoas nas culturas indígenas ou autóctones, você descobre que os mais altos valores da sociedade é a cooperação. E a concorrência tem um valor muito baixo. E a concorrência para além de certos limites é considerado doença mental “, diz o autor Thom Hartmann em I Am . “Você olha para a nossa cultura e da cooperação é considerado um valor relativamente baixo. E a competição é considerada o maior valor. Nós celebramos os concorrentes mais poderosos.” Mas é a concorrência a verdadeira essência da natureza humana? Tom diz que os cientistas decidiram testar esta hipótese e descobriu que ele não é. “O que [os cientistas] encontram foi que a democracia estava sendo jogado fora, literalmente, todos os dias, os animais …”, diz Thom.

Ele se lembra de suas próprias experiências de ir mergulho e vendo grupos de peixes em torno de um grupo coletivo, e também se lembra de ver bandos de pássaros em seu quintal voar juntos e mudar de direção repentinamente, enquanto ainda permanecem juntos. “Como é que eles sabem?” Tom pede. “Bem, acontece que, quando você faz a fotografia em câmera lenta, eles são todas as votações, literalmente, a cada batida de asa ou a cada batida de emalhar, centenas de vezes por minuto. E [os cientistas] disse, ‘ Encontramos esto desde insetos por todo o caminho até os primatas. A base da natureza é a cooperação e a democracia. Está no nosso DNA “.

Outro dos conceitos importantes em I Am é aquele que Oprah disse há anos: Se você não fizer o que seu coração quer que você faça e siga a sua paixão, ele vai te destruir. “As pessoas encontram a felicidade em proporção direta ao fazer o que eles amam “, diz ela. “Se você não fizer o que você ama, você morre um pouco a cada dia.” Por esta razão, Tom diz que não vai parar de fazer comédias, ele sempre vai seguir o seu coração. “Eu adoro comédia”, diz ele. “Eu ficaria feliz em servir de novo. Mas eu também tenho que fazer o que está no meu coração, o que é … Eu sinto que eu preciso para continuar essa conversa.” seguir o coração pode exigir-lhe para fazer mudanças na vida, e a maneira como as pessoas mudam, Tom diz, é fazer perguntas. A principal questão que ele quer que as pessoas se perguntam é:  

Quem é você?

Não é o que nossa cultura tem lhe dito para ser, mas quem é você por dentro?

“Eu acho que muitos de nós estamos vivendo uma vida inautêntica”, diz ele. “Autenticidade significa ser o autor de sua própria vida. Penso que muitos de nós estão contando histórias que foram dadas a nós, em vez de nossa própria história.”

 

Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo, Evolucionismo e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 19 set 2013 – O que há de errado com o mundo e o que podemos fazer sobre isto?

  1. Karin disse:

    adoreiiiii! Vale a pena ver a íntegra do documentário mesmo! Karin

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

