18 jun 2013 – Primavera Árabe chega ao Brasil – Jovens acordam o Povo Brasileiro!

Tudo começou com um pequeno protesto contra aumento das passagens dos transportes na cidade de São Paulo, a maior cidade da América do Sul, mas o poder público não entendeu a reinvindicação e agiu com violência contra os manifestantes e isto despertou a ira dos jovens,  que a exemplo do já ocorreu no Egito, se agitaram via internet – Facebook e Twiter e organizaram movimentos multi-motivos, que vão desde a corrupção, a falta de assistência a saúde, transportes, educação, gastos com a Copa desnecessários, violências, etc..

A melhor frase do dia que li hoje na internet: “construímos seis estádios de futebol com dinheiro público, agora vamos construir um país em volta”.

Isto que estamos vendo hoje com milhares de pessoas, principalmente jovens com menos de 30 anos, e agora com adesão de pessoas mais maduras é apenas o começo, uma sementinha que não vai mais parar de crescer.

Brasil acordou, através dos jovens!

Antes de qualquer coisa é preciso entender que claramente que os jovens estão vendo de forma muita negativa a crescente de má gestão dos políticos em todos os setores, e deixam claro que os movimentos partidários, quaisquer que sejam eles e os políticos eleitos, todos de baixíssimo nível de qualidade, sem dúvida, não os representa. E eles não vão esperar pela ação dos mesmos. Isto é uma reviravolta tremenda!

Eu vejo que nestes movimentos algo muito mais profundo que uma simples manifestação sobre questão A ou B, mas uma claríssima demonstração que o Brasil mudou, e não será mais o mesmo nas próximas décadas, seja governado por partidos A ou B ou políticos de qualquer espécie. Partidos são todos iguais, na cartilha são maravilhosos, na prática um bando de “vampiros”.

E também não tenho dúvidas que as sementes da “primavera árabe” estão presentes nestes movimentos desta semana. E graças a Deus!!!

É chegado o momento de darmos fim a tanta manipulação mental que deixava o Povo completamente alheio aos acontecimentos e decisões que eram tomadas sem ao menos consultar a sociedade.

Eu, particularmente, vejo o Brasil um grande país, porém nas mãos erradas, sempre manipulado por interesses “escusos”, manipulações de feitas pela mídia corporativa, defendendo sempre interesses de grupos financeiros que dominam a economia.

Estamos num país que a renda não cresce há mais de cinco décadas, mas as populações continuam a crescer, sem o nenhum acompanhamento de crescimento em números de escolas, em melhorias nos transportes, sempre os mesmo hospitais que já existiam há cinquenta anos atrás. Estamos falando de um país que tinha 80 milhões de habitantes em 1964 por ocasião do golpe militar e hoje tem 200 milhões e praticamente com a mesma infraestrutura que existia na época.

O metrô de São Paulo tem pouco mais de 80 km de trilhos quando já deveria ter ao menos 300 km, e pelos 50% dos carros já rodam há 40 anos, quando a sua vida útil deveria ser de apenas 20 anos. Pelas minhas contas a arrecadação anual da cia. do metrô é superior a sete bilhões de reais. Para onde vai todo este dinheiro?

Transporte público de graça é muito “caro”, é antes uma obrigação dos governos, pois com transportes coletivos bons, o trabalhador se locomove melhor e produz muito mais, gerando mais impostos. Não é através dos preços das passagens que se sustenta o transporte público, novos investimentos, modernização, ampliação, etc., mas sim através dos impostos já arrecadados e que é muito grande, porém mal administrado e desviado para outros interesses.

Neste meio tempo os impostos pagos pelos trabalhadores apenas cresceram, seja via direta ou via indireta através de famigerados impostos horizontais sobre a produção e consumo que afetam a todos de maneira igual, mas injustamente, pois onera sobremaneira principalmente a massa de trabalhadores que ganha muito pouco, apesar do país como um todo ter se enriquecido uma dez vezes nas ultimas décadas. Pra onde está indo esta riqueza a mais?

A incompetência dos governos, estaduais, municipais e federal é tamanha que até o momento eles não sabe do que se tratam estes protestos e eles provocaram o Povo, a ponto de chama-los para as ruas. Isto foi um erro estratégico, contudo será um bem para o próprio Povo.

Agora, o povo, os jovens sentem que tem poder e os movimentos se espalharam por todo o país, e além de capitais importantes de pelos menos onze estados, dezenas de cidades se uniram ao movimento.

A questão não é mais um redução dos preços das passagens, ou apenas de corrupção, mas um movimento conjuntural que traz para fora a insatisfação dos jovens com relação a condução do país, com relação ao aumento da insatisfação pessoal.

Passado este momento de protestos que parece não ter fim e apenas cresce a cada dia, veremos um novo amanhecer, e tenho que a semente da “liberdade e justiça” foi plantada no seio da juventude e isto não tem volta, nunca mais.

Seja bem vinda a Primavera Árabe no Brasil!!!

Por Atama Moriya, em 18 de junho de 2013.

Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo, A falsa democracia brasileira e marcado , , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s