11 mar 2013 – Venezuela começa uma nova Era da Verdade sem Chavez

Español: Hugo Chávez Frías, Presidente de Vene...

Español: Hugo Chávez Frías, Presidente de Venezuela. (Photo credit: Wikipedia)

Chegou o momento do povo venezuelano optar pelo que realmente ele deseja para si no futuro. Sem a liderança de Chavez – um líder carismático – resta agora sem a sua influencia descobrir afinal o que realmente a população pretende para si mesmo no futuro.

 

Após 12 anos de poder de Chavez, já se tem certeza de duas realidades, uma antes, outra durante o governo chavista.  O que se pretende dar continuidade depende desta decisão nas eleições de abril, Maduro x Capriles, um representando a continuidade da política revolucionária e nacionalista e outro ao que indica a mídia venezuelana um opositor que tem representatividade na elite alijada do poder por estarem extremamente comprometidos com a política americana a época.

 

 

Em 12 anos de poder Chavez não conseguiu industrializar a Venezuela, a produção é muito baixa, inclusive agrícola, indústrias foram muito poucas as implantadas. Sendo esta a maior crítica da oposição, em virtude do desemprego e da inflação alta.

 

Contudo, em termos econômicos, sabemos que em 12 anos, saindo de um país pobre, não se consegue muita coisa, os investimentos são planos de longo prazo e dependem de uma série de fatores positivos e consecutivos. Não há milagre econômico em apenas doze anos em nenhum lugar do mundo. Seria um absurdo, por exemplo, achar que transformamos a África toda em um continente ao menos próspero para seus povos em apenas dez anos. Lá, como em qualquer lugar do quarto mundo, serão necessários décadas para se alcançar um desenvolvimento razoável ao menos.

 

Mesmo aqui no Brasil, uma economia forte, mas um país de miseráveis, ao se continuar o crescimento do país ininterruptamente, ainda levaremos pelo menos 30 anos para eliminar a pobreza que hoje está representada por ao menos 120 milhões de pessoas. E, ao contrário do que dizem, não é porque se consegue comer um frango por mês que se deixa de ser pobre.

 

Estive por duas vezes na Venezuela, a trabalho, na década de 80 passada e pude observar um estado de miserabilidade da maioria da população de uma maneira absurda, eu tinha a impressão que 80% da população era de miseráveis. Também isto já era de se prever, já que não havia indústria alguma, e tudo era importado, dos EUA,  desde abridores de garrafa e até papel higiênico. A única coisa que o país produzia era petróleo, de um tipo mais pesado, de valor menor de mercado, e os frutos destas produções pertenciam exclusivamente as empresas multinacionais e apenas a elite se beneficiava já há décadas. Esta elite, o topo, nem vivia na Venezuela,  e sim nos EUA, onde seus filhos estudavam nas melhores escolas americanas.

 

Naquela época já fervilhavam protestos violentos, a polícia e o exército a mando do governo elitista mandava “descer o cassete” no povo. Teve dia que estava difícil até sair do hotel dado a violência nas ruas.

 

Ao menos nestes doze anos a extrema pobreza diminuiu muito, e isto é muito importante, já que,  tenho certeza, muitas vidas foram salvas graças a melhoria de qualidade de vida dos pobres. Vida humana é o mais importante a ser preservado, não importa o regime. Isto tem prioridade acima de qualquer ideologia. A mídia pró-americana que comemora a morte de Chavez nem se importa com vidas humanas que de uma forma ou outra foram preservadas com Chavez, pois, a manutenção do regime anterior que ficou décadas apenas destruindo, teria dizimado milhões inutilmente.

 

O que dizer das reais intenções das elites mundiais? Estão preocupados em primeiro lugar ou primordialmente com a vida humana ou com a acumulação de riquezas e poder?

 

Por Atama Moriya em 11 de março de 2013.

 

Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo e marcado . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s