26 out 12 – Uma Reflexão Sobre Responsabilidade Ética – Monteiro Lobato

por Monteiro Lobato

Uma nação é o conjunto organizado das criaturas humanas que habitam um certo território.  Para promover a ordem e a justiça essas criaturas delegam poderes a certos indivíduos para a aplicação de uma coisa chamada lei,  a qual não passa da vontade coletiva aceita por  consenso unânime. Tais homens constituem o governo. O governo é, pois,  um delegado, uma criatura da Nação.  Só esta é soberana, porque só esta é a força e a verdade.

Quando os delegados fogem aos seus deveres e voltam contra a Nação os  aparelhos defensivos que ela  lhes entregou para salvaguardar a sua soberania das agressões externas, esse governo deixa de ser governo.  Cessa de funcionar legalmente e – ou rei como Luís XVI, ou ministro, ou presidente, ou congresso – deve ser incontinenti varrido por todos os meios, a guilhotina como na França,  ou a processo criminal como nas repúblicas livres.

O dever mais elementar dos delegados da Nação é aplicar  sensatamente os dinheiros públicos. O povo dá o imposto para receber em troca um certo número de benefícios de caráter geral. Para fiscalizar esse emprego existe a imprensa, plenário onde se ventila o abuso, o qual abuso, competentemente autuado,  sobe à Opinião Pública para o julgamento supremo.  Se a opinião pública, por vício incurável, não toma as providências do caso, paciência. A imprensa não tem culpa disso. Seu papel limita-se a esclarecer o público.

Assim, todo jornalista, ou todo cidadão, tem o dever de agarrar pela gola os funcionários relapsos, sejam reis ou ministros, e expor os seus crimes na grande montra [vitrine].

livro  “Mundo da Lua e Miscelânea”,  Monteiro Lobato,  Ed. Brasilense, SP, 339 pp., 1968, pp. 106-107.

P.S. Li isto na internet e achei importante reproduzir.

Anúncios
Esse post foi publicado em A falsa democracia brasileira e marcado , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s