30 jul 12 – 23 dias cruciais para a Grécia – por Yanis Varoufakis

28 Jul 12 – Yanis Varoufakis

Em 20 de agosto, o governo grego vai ter que emprestar 3,2 bilhões de um braço da zona euro (a partir do EFSF) a fim de reembolsar o outro (o BCE). No entanto, a Grécia é insolvente. A própria idéia de um empréstimo a entidade insolvente mas de uma comunidade, como a Zona Euro, para retribuir essa mesma comunidade é obscena. 

Tudo que faz é transferir o ônus do Banco Central para os contribuintes da Alemanha, Holanda, Áustria e Finlândia. Isto não é um ato de solidariedade com a Grécia. É um ato de irresponsabilidade chutando-o-poder-à-íngreme colina. 

O ponto é que tentamos ir para casa por um longo tempo  e agora é que a zona euro deve tomar uma decisão simples: quer dar uma chance adequada a Grécia de sair de sua espiral de morte atual. Ou para despejar a Grécia agora, antes que o estado grego perca todos os seus ativos remanescentes e antes que ele chegue mais em dívida. E se os nossos parceiros da zona euro não estão preparados para fazer mudar as suas mentes (apanhados nas suas próprias preocupações de curto prazo), Atenas deve forçar suas mãos para decidir dentro dos próximos 23 dias. 

Como? Ao anunciar que a Grécia não será tomada de empréstimos em dinheiro 20 de Agosto não pode pagar ao abrigo do regime atual de coisas.

http://yanisvaroufakis.eu/2012/07/28/23-crucial-days-for-greece/

Anúncios
Esse post foi publicado em Crise econômica e marcado . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s