12 de jul 12 – Protestos na Espanha ganham força – Será o inicio de uma revolução dos trabalhadores?

Protestos já vinham correndo na Espanha de forma isolada, nesta semana, contudo, ganharam uma força maior e ocorreu em várias cidades ao mesmo tempo. Houve confrontos com a polícia e em Madrid ocorreram pelo menos 70 presos.

Finalmente pelo menos parte da população protesta contra os pacotes de austeridade do governo e com razão. O governo está tomando neste mês mais empréstimos, no valor de 30 bilhões de euros, que serão passados aos bancos que estão em situação grave de risco. Obviamente estes empréstimos serão pagos pelo povo através de mais impostos e mais austeridades que estão sendo exigidos pelo MEE ou fundo de estabilidade econômica da zona do euro.

Por que bancos e seus investidores estão sendo salvos? No mundo capitalista bancos são atividades de risco, ou não? Investidores fazem péssimas aplicações, bancos gerem muito mal o capital, criam ficções de crédito e não podem perder com suas atividades?

Há algo de profundamente errado neste moderno capitalismo em que investidores e bancos estão sendo salvos no mundo todo, conquanto os trabalhadores estão sendo levados ao cadafalso. Quem diria que os trabalhadores são os responsáveis pela quebradeira da economia mundial? Impressionante.

Banqueiros, diretores de bancos e gerentes nadaram em dinheiro por décadas, receberam bônus de milhões por ano e quando quebram, são salvos pelo povo. Qual é a lógica desta moderna economia pós keynes? Jogaram no lixo todos os sentidos filosóficos de busca de bem estar econômico para todos os cidadãos que compõem uma sociedade. Contudo, existe um sentido lógico nesta busca e caso ela não seja atendida, convulsões sociais e revoluções acontecem: assim demonstra a história dos povos.

Quando finalmente o povo, em sua maioria e não como hoje que ainda é uma minoria, despertar de seu sonho de vida e descobrir que estão vivendo uma sociedade injusta e desigual em direitos e que as obrigações recaem somente sobre o ombro dos trabalhadores, muita coisa vai acontecer no mundo.

Há muita coisa realmente podre na estrutura econômica pós 2a.guerra mundial nos países e no mundo.

Por Atama Moriya em 12 de julho de 2012.

Anúncios
Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo, Crise econômica e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 12 de jul 12 – Protestos na Espanha ganham força – Será o inicio de uma revolução dos trabalhadores?

  1. Gonçalo Henriques disse:

    Excelente texto !! Retrata minuciosamente a realidade daquilo que se está a passar nos “países desenvolvidos”, a justiça foi capturada por um punhado de pessoas que estão a roubar e condenar países, e as gerações futuras

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s