21 mai 12 – Europa dividida sobre a Grécia sair do euro e repetir uma Argentina

Forçar a saída da Grécia do MCE é simples, mas..

A zona do euro está dividida, parte dos cidadãos querem a saída da Grécia e acham mesmo que será a melhor saída para todos, assim como também acham o mesmo parte da população da Grécia mergulhada numa situação difícil e sem rumo definido.

Normalmente que tem trabalho e é a grande maioria da zona do euro pouco se importa com aqueles que estão com dificuldades, sejam dos próprios países ou de outros, importa mais neste mundo egoísta o “cada um para si”. Nada de novo nisto; é assim em qualquer lugar do mundo. Quem está passando dificuldades quer sair já e não esperar mais nada.

Mas governantes, bancos, investidores e muitos economistas europeus consideram que tem de se manter a Grécia no euro, custe o que custar. Por que?

Simples, também agem com seus motivos egoístas, afinal sabem que a saída da Grécia representa entre coisas um “revival” argentino, mas temem mesmo o calote geral da dívida grega, a quebradeira dos bancos, as perdas de seus investimentos, a queda das ações e todo mundo com mais lógica está temendo mesmo esta saída e quebradeira arrastar também Portugal, Espanha, Itália e quem sabe mais. Uma bola de neve que arrasaria ou com potencial de arrasar toda a zona do euro.

A Grécia não vai se tornar uma Argentina, embora queiram incentivar os prós. A Argentina deu calote geral e não quis saber das recomendações do FMI, porém, foi fortemente apoiada aqui no Mercosul, como ainda é. A Grécia não terá suporte de ninguém.

Vários bancos foram rebaixados e a desvalorização das ações dos bancos nos últimos dias ultrapassaram perdas superiores a dois bilhões de euros. Não é bom sinal.

Saindo ou ficando, a Grécia é definitivamente uma caixa preta, um salto no escuro, mesmo assim dá para saber como isto vai terminar ao longo do tempo, exatamente.

Por Atama Moriya, em 21 de maio de 2012.

 

Esse post foi publicado em NOTÍCIAS e marcado . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s