03 mai 12 – Espanha no mesmo caminho da Grécia – recessão e depressão à vista..

A Espanha segue rápido no mesmo caminho de Irlanda, Grécia e Portugal. As dificuldades enfrentadas são crescentes e não há sinais de melhora na economia para, digamos, ter um boa perspectiva futura.

Na semana passada os bonds espanhóis foram negociados a 5,65% a.a., uma taxa que se eleve a cada nova negociação.

A pergunta que não cala é por que a Espanha com taxa de desemprego de 24,4% paga tão menos juros que o Brasil com taxa de 9% e apesar de uma economia robusta e com muita base estrutural para o crescimento econômico constante?

Histórico da Taxa Selic

Histórico da Taxa Selic (Photo credit: Wikipedia)

De um lado percebe-se que os investidores acreditam mesmo que o BCE e a comunidade européia é ainda um “porto seguro” e que não vai deixar a Espanha ficar inadimplente.

Por outro lado, o Brasil não tem um mercado comum europeu por trás, mas com sua economia hoje robusta, nem precisa, porém, taxas elevadas de juros praticadas pelo nosso Banco Central demonstram claramente que isto objetiva outra coisa que não seja garantir o nosso crescimento. Qual outra coisa? Controle da inflação ou um freio mesmo na economia?

Eu não concordo com estes juros elevados no Brasil sem uma necessidade clara, concreta e objetiva. Qual é o cálculo matemático para a manutenção destes juros no Brasil? Acho mesmo é tudo feito na base de tentativa e erro.

Na Espanha o numero de desempregados oficialmente atinge 5,64 milhões de trabalhadores, sendo pelo menos 50,5% composta de jovens com menos de 25 anos.

A crise também apresenta-se diferente em cada Comunidade Espanhola. Conversando com amigos de Madrid percebe-se que este desemprego na capital Madrid é bem inferior ao índice do país e muito maior que a taxa apresentada em várias outras Comunidades.

Mas estes números negativos na Espanha, o maior desemprego na Europa, surpreendem também os economistas: por que ainda não aconteceram ainda protestos gigantes, comoções civis e até uma revolução?

Acho que uma boa parte dos desempregados na verdade não estão desempregados, mas sim vivendo do seguro desemprego e ainda trabalhando em sub-empregos sem registro legais.

A economia espanhola depende muito mesmo do turismo e isto tem diminuído muito, afinal toda a Europa está com dificuldades. Com isto o PIB deve diminuir e ter crescimento negativo. O que será da dívida externa de aproximados 2 trilhões de euros com um PIB em queda de apenas 700 milhões de euros?

Impressionante que isto possa perdurar nestas condições por muito mais anos à frente. Não creio que seja por muitos anos. Se resiste ainda à recessão, não deverá resistir na depressão que se aproxima.

Por Atama Moriya em 03 de maio de 2012.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Crise econômica e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para 03 mai 12 – Espanha no mesmo caminho da Grécia – recessão e depressão à vista..

  1. luna disse:

    é realmente estranho que na espanha nao haja protestos. o seguro desemprego lá é quase nada e dura só alguns meses, diferente da irlanda onde é para sempre. alias aqui na irlanda o governo paga tudo, alem do seguro desemprego tem ajuda pra aquecimento, ajuda pra aluguel, ajuda pra crianças, e tem muita gente, mas muita getne mesmo que nao quer nem saber de trabalhar pq nao vale a pena. com a crise as empresas estao pagando salarios mais baixos, entao vale mais a pena receber os 800 euros de seguro desemprego por mes, e todas as ajudas d ecusto q o governo provém… é dificil entender como esse país vai conseguir sair da crise desse jeito.

  2. Eduardo Bonamico disse:

    Segundo consta os avisos proféticos, esta depressão que se aproxima já é esperada, e diz=se que haverá a falência da economia como conhecemos. Bem, se isto mesmo acontecer, o lado positivo é a reformulação de tudo, mas de um ponto de vista mais humano e solidário (assim está previsto e assim espero que aconteça). Então…que venha!

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s