30 mar 12 – Canção do Exílio do Velho Brasil Novo – sátira ao exílio do povo brasileiro em sua própria terra

Uma sátira ao brasileiro que está exilado do Brasil mesmo vivendo no Brasil.

Canção do Exílio do Velho Brasil Novo

Minha terra tem palmeiras, santos,
funcionários fantasmas, marginais e
picaretas aos montes e outras palmeiras
plantadas pela prefeitura
a quatro mil reais cada uma
Lá e aqui,
Onde canta o Sabiá já cansado,
os caras de paus e mentirosos
se regojizam
As aves incomuns que aqui gorjeiam,
cantam de galo e
são rapinas
de bolsos e riquezas
Aqui gorjeiam como lá nas noites quentes
Nosso céu tem mais estrelas, e mais malandros
Nossas várzeas têm mais flores e laranjas podres,
mulheres peras, maçãs, abacaxis, melancias e exóticas
Nossos bosques têm mais vidas
que as vidas roubadas das cidades fantasmagóricas a noite
Nossa vida mais amores de mentira
que amores da vida de verdade
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro aqui só no meu cantinho
e mais seguro eu fico
do que lá fora onde eu sou roubado
Minha terra tem palmeiras, santos e marginais
Onde canta o Sabiá, os bandidos e mentirosos
Minha terra tem primores
acordos escusos e falsidades ideológicas
Que tais não encontro eu cá sozinho
Em cismar – à noite – Mais prazer encontro eu cá
certo que não estou sendo vilipendiado agora
Minha terra tem palmeiras, santos e marginais
Onde canta o Sabiá, também
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu veja um outro aqui e lá
Sem que desfrute os primores e amores desta Terra
Que hoje não encontro nem cá e nem lá
Sem que ainda aviste as palmeiras verdes verdadeiras
que não sejam da prefeitura
Onde cante o Sabiá que está quase extinto também
de tanto esperar…

Atama Moriya, em 30 de março de 2012.

Esse post foi publicado em Crônicas e marcado . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

