02 fev 12 – Quando a ficção se mistura com a realidade: premonição ou visão do futuro?

Este é um tema bastante recorrente nos dias atuais. Seria o ser humano, qualquer um capaz de prever acontecimentos futuros? Qualquer ser humano seria capaz de ter premonições ou insights de acontecimentos futuros?

Vejam este vídeo do Youtube do acidente do navio Costa Concórdia (tomando este como exemplo a ser analisado) e a pergunta, alguém poderia ter previsto este acidente?

A resposta poderia ser muito vaga. Talvez sim, talvez não, porém num universo de 7 bilhões de habitantes não podemos afirmar que não e nem que sim.

Contudo, coincidentemente internautas atentos verificaram um semelhança incrível e terrível apresentado bem no início do filme “2012” onde a câmera foca um navio de brinquedo que vira na água com as fortes chuvas que caiam. Coincidência? Sabemos que não existem coincidências no Universo, nem sorte ou azar; tudo acontece por fios dos destinos que nós mesmos tramamos durante a vida, considerando também todas as vidas anteriores. Nada é devido ao acaso, mas sim causal.

Vejam esta foto tirada do filme “2012”, para aqueles que quiserem conferir basta buscarem no Youtube o trailer do filme.

imagem do filme "2012"

Neste campo não podemos recorrer à ciência porque ela hoje não é suficiente para reconhecer questões abstratas e dar como possíveis cientificamente. Não é culpa dela, mas creio mais que esteja em um estágio de desenvolvimento ainda incompleto, aliás, como também é incompleto o desenvolvimento humano nos tempos atuais.

O se humano domina quando muito 15% de sua capacidade cerebral, na média, segundo os pesquisadores este índice não ultrapassa a 10%. Tais índices se considerarmos apenas as faculdades mentais possíveis e hoje conhecidas e não significa que tais capacidades representam o nosso limite. Há pessoas que considerem que um QI de 185 já seria o limite humano? Pode ser que sim, contudo, cientificamente nada impede que a qualquer momento surja alguém com a capacidade mental de “dez” Einstein e por que não?

Conforme ensina a teosofia o ser humano atual encontra-se ainda em desenvolvimento (vide o post sobre a “importância das raças” neste blog) e levará milênios para que ele atinja pelo menos 30 a 40% de suas capacidades mentais e físicas).

Existe um outro fator que se refere as capacidades psíquicas do ser humano, igualmente ainda embrionário e em desenvolvimento.

Dentro destas capacidades psíquicas temos algo difícil de ser considerado pela ciência atual, mas objeto de muitos estudos, que é o “insight”. Chame isto de intuição, premonição, ou visão do futuro, como quiserem. Entretanto ela acontece o tempo todo e para dizer a verdade acho que qualquer ser humano tem este “poder”, apenas que ele mesmo não acredita que isto seja possível.

Os diretores de cinema e roteiristas tem mostrado ao longo de muitos filmes mostrado situações futuristas que “coincidentemente” surgiram anos depois, como por exemplo o celular da série Star Trek que cerca de duas décadas depois se tornou uma realidade comum a todos. Há ainda diversos de outros exemplos, basta pesquisar.

Entretanto, o foco neste post não é dar exemplos, mas fazer com que pensem que esta capacidade psíquica de “insights” é comum a todos e acontece em nossas vidas, na vida que qualquer ser humano muitas vezes durante a vida, apenas que na maioria das vezes não damos a devida importância ao fato.

Muitas vezes também enquanto dormimos viajamos em “alma” e nos deparamos com cenas cotidianas futuras que não nos lembramos pela manhã, porém, quando elas simplesmente acontecem em nossas vidas temos apenas aquela sensação de já termos visto ou vivido aquele momento, ou mesmo situações ou lugares que nos dão aquela impressão que lá já estivemos sem nunca ter de fato estado naquele local ou vivido aquele momento.

Poderes de ver possíveis futuros em nossas vidas e até nas dos outros qualquer um pode ter mesmo nesta fase do desenvolvimento dos “poderes”, mesmo que somente em raros casos e momentos da vida. Não vejo nisto nada de extraordinário, mediúnico ou algo parecido, apenas são capacidade em desenvolvimento em qualquer ser humano. Uns tem mais desenvolvidos estas capacidade outros menos. Apenas isto.

Capacidades mentais como do menino Jack que aos 14 anos já desenvolve complexos cálculos de física e se propõe a elaborar uma nova lei da relatividade de Einstein será comum a todos num futuro mais ou menos distante. Assim como capacidades físicas mostradas em filmes como o Superman e Mulher Maravilha certamente serão dotes de qualquer ser humano dentro de milênios, segundo o desenvolvimento dos corpos físicos atuais em curso, conforme estudos da antropogênesis teosófica.

O ser humano ainda está longe de ser uma produto pronto e acabado, nada mais a ser melhorado ou desenvolvido, e se assim fosse, como poderemos acreditar no que Jesus os disse que um dia teríamos tantos poderes quanto ele?

Entretanto, não pense que você será capaz de atingir um nível elevado de poderes psíquicos como um “Chico Xavier” de repente, assim sem mais ou menos. Não, isto não acontece assim, mas passo a passo, de vida em vida. Se acontecesse de uma vez você poderia ficar louco ao não saber lidar com estes poderes, e não é?

Voltando ao filme “2012”, apenas por curiosidade futurística, ele mostra no início que as perturbações catastróficas iniciam-se com uma super explosão solar e uma consequente chuva de partículas solares sobre a terra e também as consequentes catástrofes da natureza. Interessante em alguns aspectos porquanto a própria NASA e outros orgãos de pesquisas do mundo estão alertando governos por possíveis danos que poderão ser causados entre 2012 e 2013 em decorrência de uma forte ocorrência de tempestades magnéticas solares sobre a Terra, já bastante frágil por conta da diminuição do campo magnético em muitos pontos.

Para se pensar e observar. Maktub.

Por Atama Moriya em 02 de fevereiro de 2012.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Evolucionismo, Teosofia e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para 02 fev 12 – Quando a ficção se mistura com a realidade: premonição ou visão do futuro?

  1. Atama Moriya disse:

    Maria Monteiro, com certeza Chico Xavier foi e é um dos grandes seres que estiveram conosco recentemente. Fui ao seu site indicado e pergunto: por que o o link deste blog não é sequer citado? A recíproca não é verdadeira? Creio que o maior ensinamento de Chico foi justamente a ética e a moral humana como qualidades a serem desenvolvidas. Abs.

  2. “O próprio espírito de Emmanuel, através de Chico Xavier, respondendo a uma entrevista já publicada em livro, nos diz que as profecias são reveladas aos homens para não serem cumpridas. São, na realidade, um grande aviso espiritual para que nos melhoremos e afastemos de nós a hipótese do pior caminho.”

    continue lendo no link ..vinha de luz

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s