26 out 11 – Eurocalipse – Talvez hoje saia um acordo da divida grega

Está ocorrendo uma importante reunião dos líderes da UE e deve-se chegar a uma acordo com os Bancos Credores da dívida grega na forma de um deságio de 50% dos Bonds, sendo 15% pagos em dinheiro e o restantes (35%) em títulos novos de prazo longo.

Este acordo parece bom para todos e adia a situação mais dura para o governo grego e acalma um pouco o mercado europeu por enquanto.

Resta saber o quanto o governo grego vai conseguir no seu plano de austeridade e que seja aceito pelo povo. É difícil prever o que pode acontecer nos meses que se seguem.

Há também muita expectativa no sentido do aumento do fundo de estabilidade desde que a Alemanha e França cheguem a um acordo neste sentido.

No caminho das dificuldades dos governos europeus o próximo da lista parece ser mesmo a Itália com um dívida de 120% do PIB e já com dificuldades na rolagem da dívida com os Bancos.

Por conta das perdas dos bancos com os deságios dezenas já tiveram suas notas rebaixadas recentemente pelas agencias de classificação.

Todo este cenário que envolve vários países desde a Irlanda, Portugal, Grécia, Espanha e Itália indica que o ano de 2012 será muito complicado para os povos destes países envolvidos diretamente na crise e ainda outros poderão adentrar neste cenário.

Por Atama Moriya em 26-outubro-2011.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Crise econômica e marcado . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s