08 out 11 – Comitê do Prêmio Nobel da Paz surpreende de novo e é dividido por três mulheres

Liberian President Ellen Johnson-Sirleaf at th...

Image via Wikipedia

Três mulheres na África e no Oriente Médio foram nomeados vencedores do Prêmio Nobel da Paz 2011, um prêmio que reconheceu a Primavera árabe, com uma ênfase apontada nos direitos das mulheres na região.

O prêmio foi dado a Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, para a ativista da Libéria Leymah Gbowee e ativista de direitos iemenita Tawakkul Karman. O Comitê Norueguês do Nobel reconheceu-as por suas “lutas não-violenta para a segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres à sua plena participação na construção da paz trabalho.”

Mais uma vez observa-se que o Comitê preferiu não atribuir o prêmio diretamente a um participante direto da Primavera Árabe. Uma pena. Nada houve de mais importante na história moderna e recente da humanidade que a revolta da Primavera Árabe.

Há muito temor que a Primavera Árabe incentivada ganhe mais forças em países historicamente aliados do Ocidente como a Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kuwait e Bahrein. Estes países ainda estão com revoltas em curso, com protestos por conta das ditaduras que convivem. Derrubar estes ditadores poderia desestabilizar a manipulação principalmente americana e européia na região e mais, temem que isto isolaria de vez Israel.

Uma pena a falta de coragem do comitê, que diga-se de passagem é Norueguês e que tem muitos interesses na área de petróleo também.

As mulheres vencedoras com certeza também merecem, porém, muito mais merecem as jovens mulheres que participaram dos movimentos na Tunísia e Egito. E diferentemente do comitê, espero mesmo que todos os ditadores caiam e que se estabeleça eleições democráticas, partidos e tudo mais. Israel não precisa de ajuda, ele mesmo se isola do mundo.

O comitê descreve Ms. Johnson Sirleaf, uma economista formada em Harvard que trabalhou como vice-presidente do Citibank, como “como presidente mulher democraticamente eleita da África”, que “contribuiu para assegurar a paz na Libéria, a promoção do desenvolvimento econômico e social, e para o reforço da posição das mulheres.”

Ms. Gbowee “mobilizou e organizou mulheres de todas étnicas e linhas religiosas divisórias para pôr fim à longa guerra na Libéria”, disse o comitê, enquanto a Sra. Karman, tanto antes como durante a “Primavera de árabes …. “Tem desempenhado um papel de liderança na luta pelos direitos das mulheres e para a democracia ea paz no Iêmen“.

Os prêmios são notáveis, porque só uma das mulheres, a Sra. Karman, está diretamente ligado ao revoltas populares conhecidas como a Primavera árabes que derrubaram regimes autoritários na Tunísia, Egito e Líbia e ainda estão desafiando radicais na Síria e Iêmen.

Ao anunciar o prêmio em Oslo, Noruega, o chefe do comitê norueguês, Thorbjørn Jagland, disse que o comitê Nobel quis destacar o papel das mulheres, e demonstrar que a Primavera árabe foi semeado anos antes que explodiu em vista do público.

Sr. Jagland disse que o comitê “incluiu a Primavera árabes neste prêmio, mas colocado em um contexto particular. Se um falhar para incluir as mulheres nas novas democracias, não haverá democracia.” Ele acrescentou que o comitê queria atribuir o prêmio a alguém cujo trabalho precedeu o movimento, que foi ativo “muito antes de a mídia mundial foi há comunicação.”

Ao mesmo tempo, o Sr. Jagland disse que o comitê achou difícil identificar um único líder da muitos ativistas e blogueiros que desempenhou um papel de levantes em 2011. Entre os outros ativistas Primavera árabes que haviam sido apontados como possíveis vencedores foram executivo do Google Wael Ghonim, que ajudou a liderar os protestos na Praça Tahrir Cairo, Tunísia e blogueira Lina Ben Mhenni.

Pelo visto teremos outra decisão estranha no Nobel de Economia, segunda feira.

Por Atama Moriya, em 08-10-11.

Anúncios
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS. Bookmark o link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s