04 out 11 – Os indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2011 – há algo a ressaltar desta vez!

13a bradley manning and candles

Image by Vertigogen via Flickr

No ano passado tivemos como vencedor alguém que frustrou totalmente as expectativas mundiais. Foi uma pena.

No entanto para este ano estão indicados os principais ativistas que verdadeiramente estão mudando as perspectivas do mundo e certamente seus nomes já estão escritos na história mundial com extrema importância como impulsionadores de profundas mudanças positivas na nossa civilização.

São eles: Julian Assange do site Wikileaks; Bradley Manning soldado americano que ousou enfrentar e desafiar o poderoso departamento de defesa americano divulgando em 2007 documentos e vídeos das horrorosas participações americanas em extermínios de civis, incluindo mulheres e crianças na guerra do Afeganistão; Wael Ghonim um dos principais ativistas do Facebook que movimentou a Primavera Árabe, como tem sido denominada, as revoluções dos jovens no Egito e que contaminou todo o Oriente e atingiu também o norte da áfrica, na Líbya; Lina Ben Mhenni a blogueira Tunisiana que talvez tenha iniciado o movimento da Primavera Árabe e o também egípcio Abdel Fattah Israa que participou ativamente juntamente com o Movimento da Juventude 06 de abril do Egito.

Eu, particularmente gostaria de premiar a todos por suas coragens e desprendimento em suas ações. Julian Assange publicou e publica em seu site verdades que governos principalmente dos países ricos escondem do público, abrindo ao mundo as verdadeiras intenções do sujo jogo político atrás dos bastidores e as sujas intenções dos políticos. Isto tem destruído ao longo de meses a suposta democracia imposta aos povos e demonstra o quanto a transparência é fundamental na construção da democracia, um regime supostamente transparente em seu conceito existencial, mas que hoje assemelha-se apenas a manipulação dos povos através dos informes oficiais e declarações mentirosas. Uma rede de intrigas e espionagem é desvendada ao mundo através de milhares de documentos vazados.

Mas isto tem um preço. É claro que governos como o americano principalmente não ia deixar isto impune, foram muitos constrangimentos, daí ele foi declarado inimigo dos americanos, altamente periculoso à segurança nacional. Mais uma elucubração política militar onde todos que se opõe ao “status quo” é denominado um inimigo do sistema a ser eliminado. Logo, Julian Assange foi preso em Londres acusado de um suposto crime sexual por não usar camisinha durante sua visita à Suécia. E permanece em prisão domiciliar até o seu julgamento, podendo ser extraditado à Suécia cujo governo sabe-se pretende entregá-lo aos americanos, como um brinde, um presente à sua boa relação política. Nos EUA parte fanática dos americanos contaminados com essas teorias de segurança nacional (de quem será que os americanos tem tanto medo?) lançaram diversas manifestações para julgamento e aplicação de pena de morte a Julian Assange. Nossa que medo!!!

Bradley Manning o soldados americano sofre numa prisão solitária em algum lugar do Afeganistão desde 2007. Dizem os ativistas americanos empenhados em sua libertação desde então que está incomunicável, e sua saúde física e mental já está bastante abalada. Em sua palavras antes da prisão o então jovem Bradley disse que não poderia deixar de mostrar ao mundo as atrocidades cometidas pelo militares americanos no Afeganistão e que ele não poderia aceitar ficar calado diante da verdade. Corajoso, bravo e heróico em sua ação. Está pagando com a sua própria vida, aos poucos. Assim é o mundo em que vivemos, uma vigorosa mentira e aqueles que se opõe a ela com a verdade é exemplarmente punido.

Ambos, mesmo que vencedores e são merecedores de fato, jamais poderão receber o prêmio pessoalmente e a eventual indicação em nada os ajuda em suas lutas pelas verdades indesejáveis.

Lina Ben Mhenni, uma jovem tunisiana através de um blog iniciou um grande movimento chamado de posteriormente de Primavera Árabe e conclamava os jovens para protestar contra os governos anti-democráticos e ditadores que permaneciam no poder há décadas nos países árabes e talvez tenha também influenciado os jovens egípcios Wael Ghonin e Abdel Fattah Israa nos movimentos revolucionários planejados em fins de 2010 e disparados pelo Facebook e Twitter contra o regime.

A história do maior movimento social impulsionados por ideais de justiça e liberdade da nossa atual civilização já foi contada neste blog quase dia a dia. E foi algo maravilhoso do começo ao fim a vitória do povo que tomou para si a praça Tahrir.

Centenas de jovens se feriram e centenas morreram naqueles dias, entre os quais estavam os ativistas egípcios que começaram o movimento pelo Facebook junto com Wael Ghonin e aparentemente apenas ele sobreviveu e foi aclamado pelos jovens e pelo povo egípcio como o seu grande herói. Mas Wael não quer se visto como herói posto que conforme suas palavras ele apenas colocou em circulação a rede Facebook dos emirados árabes onde trabalha para o Google e se dirigiu ao Egito na Pça. Libertação imediatamente no inicio dos protestos e chorou a morte dos seus jovens amigos da rede do movimento logo no início praticada pela polícia pessoal do presidente Mubaraki .

Os dias e noites de lutas com paus e pedras para manter o bastião que era a Pça. Da Liberdade foi algo extraordinário que merece realmente ficar para a história da humanidade.

veja o post final sobre a Revolução no Egito com entrevista com Wael Ghonin – https://atamamoriya.wordpress.com/2011/02/14/14-fev-2011-revolucao-do-egito-e-no-mundo-a-rede-social-muda-a-civilizacao-do-terrestre-veja-as-fotos-da-revolucao/

E esta revolução da Primavera Árabe continua repercurtir dia a após dia em váruios países cujos ditadores não aceitam suas deposições e contra atacam com violência incrível como na Síria, onde ativistas contam milhares de mortos, assim como no Yemen e Bahrein. Há dezenas de outra ditaduras sebndo questionadas pelo Povo e é uma questão de tempo para caírem e darem lugar à democracia.

E a primavera árabe foi o principal motor para o levante contra o ditador líbio Kaddafi que guerreou contra a sua destituição e hoje está foragido, tendo assumido o governo provisório CNT já aceito pela ONU e dezenas de países.

Quem merece mais o Prêmio Nobel da Paz?

Acho que todos merecem o Prêmio Nobel, mas eu votaria em Wael Ghonin até pela importância no movimento e repercussão mundial da Primavera Árabe que hoje inicia a sua influência em toda a Europa em crise.

E também um dos fatores que pode diminuir o ponto de tensão no Oriente Médio é mesmo a instalação de governos verdadeiramente democráticos em todos os países. Enquanto na mãos de ditadores loucos tudo é possível, mas na mão democracias é muito a adesão em guerras inúteis.

E você em quem votaria? O resultado será conhecido nesta sexta-feira.

Por Atama Moriya em 04-10-11.

Anúncios
Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para 04 out 11 – Os indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2011 – há algo a ressaltar desta vez!

  1. marcio disse:

    Infelizmente, e obviamente a organização do premio Nobel é mais uma peça importante na grande tela da mentira do mundo, e se “eles” assim o quiserem sem duvida após uma elaboração de um plano ou mesmo a mudança ou alteraçação, eles podem eleger até uma criança aparentemente inocente, pois com certeza essa criança que cativa e antes inocente agora servira a uma verdade criada por eles, ou seja eles mudam e se adequam para perpetuar suas mentiras. “Eles” estão com estrategias sempre a frente para que tudo que pareça real não o seja e vice versa, “eles” possuem uma organização gigantesca e milenar para que nada de errado e tem o poder belico e de persuasão para isso pronto e “lubrificado” a muito tempo. Ou seja será muito dificil não obeterem sucesso, lutando contra os poucos e espalhados grupos que querem ser livres. Tenhamos esperança…

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s