19 ago 11 – Dólar e Euro estão entrando em colapso?

É bem possível. Vejam este vídeo interessante:

Nos EUA

O crescimento americano está abaixo de 1%, mesmo com taxas negativas de juros o desemprego pelos últimos dados desta semana cresceu.

O índice de confiança do consumidor americano caiu muito nos últimos meses também.

A popularidade de Obama que seria fundamental neste momento está abaixo de 40%.

A dívida pública americana tem previsão de continuar crescendo nos próximos cincos anos para sustentar o seguro desemprego e os planos de saúde. A arrecadação de impostos está em queda o que demandaria aperto sobre os ricos, algo que encontra enormes barreiras para ser aprovado junto aos republicanos e até democratas.

A produção agrícola americana está em queda com problemas de intempéries como seca, chuva demais e neve demais.

Os problemas de crédito continuam em crescimento e o setor imobiliário que era dos baluartes da economia está quase paralisado.

Bancos continuam com problemas e dezenas de pequenos foram fechados desde o início da crise de 2008. Os empréstimos concedidos pelo FED a diversos bancos ainda não foram restituídos e nem tem perspectivas.

Apesar desta situação ruim americana, parece que estão com um pouco mais de fôlego que os países da zona do euro.

Na Europa

A zona do euro está um caos. Somente a Alemanha é solvente, a principal economia da zona do euro e a quarta do mundo. Porém, as notícias de que sua economia cresceu apenas 1% derrubou as bolsas nesta semana. E não vemos seus principais líderes se movimentando para salvar os países insolventes.

Muitos bancos europeus estão ficando em situação de insolvência também devido aos créditos concedidos e a inadimplência inclusive de governos que cresce a cada mês.

A emissão de eurobônus é uma solução imediata adotada, mas que oferece muitos riscos a médio prazo. Pode causar inflação que somados aos desemprego, pacotes de austeridade de todos os países, redução das pensões, piora nos serviços sociais e de saúde pode se tornar um bomba relógio para muitos tumultos e protestos que por sinal já estão ocorrendo diariamente em várias cidades. Apenas que estão ocorrendo de forma isoladas entre si, quando se juntarem, aí sim veremos o que é um protesto.

Sim, tenho certeza que os protestos serão a tônica nos próximos meses e cada vez mais se tornarão mais violentos, infelizmente.

Na Europa países vivendo ainda em prosperidade são poucos e pequenos em população como a Noruega, Suiça, Suécia e Dinamarca.

Na Itália a divida pública atinge a 115% do PIB. Na Espanha a dívida pública é de 80% do PIB. Em ambos os países cresce o nível de desemprego. Não sei qual está em pior situação, penso que a Espanha cujo caixa, segundo informações de analistas, está quase vazio. E dizem que até mesmo as pensões estão sendo pagas com atraso (a se confirmar isto).

Na Espanha o desemprego passa de 20% e na idade até 30 anos pode chegar a 37%. É um país que tem em sua principal renda o turismo que está em queda no mundo todo. Seu PIB atual é de cerca de 1,3 B de euros. Sem crescimento da receita de impostos, com economia quase parando até quando vai suportar? Até quando o BCE terá condições de sustentar?

Clubes de futebol da Espanha, de menor porte que o Real Madrid e Barcelona estão com séria dificuldades financeiras, um reflexo da economia e os jogadores deste clube ameaçam a paralisação do início do campeonato se não receberam os atrasados.

Real Madrid e Barcelona estão com dívidas que chegam a 1 bilhão de euros juntos e apenas rolam as dívidas. Difícil acreditar que vão continuar ilesos economicamente nesta crise.

É ver para crer no que vai acontecer com o euro nos próximos meses.

Por Atama Moriya em 19 agosto de 2011.

Anúncios
Esse post foi publicado em Crise econômica e marcado , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s