10 ago 11 – Economia está em colapso? Bolsas caem muito hoje no mundo!

Cara, realmente não é compreensível o que se passa. Hoje os boatos por conta de bancos americanos e europeus que correm risco de rebaixamento por conta de “calotes” que vão receber de governos europeuse também por conta de uma pseudo situação a “descoberto” no caixa impulsionaram os índices para baixo.

É claro, pesam diversos outros fatores, como a falta de confiança do consumidor americano que segundo alguns sites indicam que 75% já não acreditam na recuperação da economia, bem como, um super grau de insatisfação de trabalhadores e jovens na Europa que também não acreditam mais que a situação possa melhorar na economia.

Há décadas que a Europa não cresce economicamente, e isto acumulou claramente muitos jovens sem emprego e ao mesmo tempo um super população de idosos que encarecem o sistema social previdenciário de vários países.

O desemprego extra oficialmente em muitos países da europa atinge a marca de 25 a 28% na faixa de idade até trinta anos, segundo alguns sites. Os dados não são confirmados oficialmente. Mas penso que deve ser um numero próximo a isto.

Basta olharmos a tabua de mortalidade que se alongou, a taxa de natalidade que se manteve em muitos países, e o crescimento econômico abaixo da taxa de natalidade. Após vinte anos alguma coisa acontece com estes numeros.

No dia de hoje o petróleo se manteve com os preços estáveis lá embaixo, porém as bolsas despencaram quase 6% na Europa e quase 5% nos EUA. Que dia!

Mas houve liquidez, o que demonstra que capitais migraram para outros papéis e principalmente para o ouro.

Aliás o ouro neste momento, quase abertura do mercado asiático na 4a. feira, continua subindo de uma forma incompreensível. Já está em U$- 1.800.00 a onça!

A subida do ouro é algo incongruente e considero que está próximo de atingir um índice de “crash”. Sim, porque na economia deve se pensar que existe um limite para o preço do ouro, um limite imaginário, mas existe. Existe um ponto que seu preço tão alto passa a não significar “nada”, absolutamente “nada”. Qual é este ponto,  não sabemos, mas podemos imaginar que não é tão alto assim. Se chegarmos a este ponto será sinal claríssimo que a economia mundial entrou em “crash total”.

Não é neste momento, não ainda. Ainda tem corda pra esticarmos isto mais alguns meses, talvez anos.

O “crash total do ouro” teoricamente acontece quando ele atinge uma cotação tão alta que muitos não vão quere-lo mais simplesmente porque não teria lógica alguma. Não se pode comer ouro, beber ouro, plantar ouro, ou se aquecer com ouro. Num determinado momento de crise econômica total, teremos desabastecimento de alimentos, quando então alguém com um caminhão de ouro sairia as ruas para trocar por um caminhão de alimentos, porém os donos do alimento dar-lhe-ão às costas, porque não é lógica a troca.

Claro, tudo uma teoria econômica, mas eu me pergunto se não estamos caminhando para isto se acaso todos estes fatores de desequilíbrio (que citei em vários posts e em “Desafios da Humanidade”) continuarem atuando?

Chato e triste, mas eu não vejo nenhum lugar do Planeta neste momento em “PAZ”.

Por Atama Moriya, em 10-08-11, as 20:30hs.

Anúncios
Esse post foi publicado em Crise econômica e marcado , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s