09 ago 11 – Bolsas se acalmam nesta terça – até quando?

Os mercados asiáticos fecharam com leve alta, assim como as bolsas europeias diante das compras maciças pelo BCE de títulos da Itália e Espanha nos mercados secundários, afastando por enquanto o risco de inadimplência destes governos.

Você acha que isto resolve os problemas de dívidas governamentais dos países do MCE? Eu tenho certeza que não. Necessariamente deverão seguir muitos cortes nos orçamentos e uma dura política de austeridade; e isto não é tão fácil assim.

Estamos vendo o grau de insatisfação dos jovens nos vários países, como a Inglaterra com três dias de intensos distúrbios que motivados por um ato de injustiça da polícia saíram as ruas depredando, destruindo, saqueando tudo. As cenas foram transmitidas ao vivo por várias redes de internet. A morte de um inocente foi apenas um estopim de um grau elevado de insatisfação social.

Já vimos isto acontecer na Espanha, França, Grécia e Irlanda.  Mais cortes, mais impostos, menos empregos, menos crescimento econômico, aumento dos custo de vida, menores aposentadorias, menores benefícios sociais, etc., são ingredientes certos para novos movimentos ou manifestações sociais pela Europa toda. Isto terá novos capítulos, posto que a paz social na Europa depende de voltar o crescimento. Contudo os fatores para o crescimento não estão mais a disposição.

O fundo de estabilização do BCE já foi consumido, e nem sabemos de onde vieram estes novos recursos de hoje. Uma incógnita. Será que houve mais emissões de “euro”? Neste caso, a desvalorização futura será certa. Precisamos investigar esta questão não esclarecida.

O FED fez anuncio hoje mantendo os juros, uma medida já esperada e que produziu um bom movimento nas bolsas que fecharam no positivo em média com 4%.

Manter os juros foi a unica medida possível neste momento, porém, sabe-se que isto pode aumentar os riscos de inflação nos EUA. Talvez um mal menor.

Como ainda há muita insegurança a cotação do ouro continua em alta com U$ 1743.00 neste momento, as 19:oohs br, quase 30 dólares desde a abertura do dia. Estranho.

O petróleo continua em baixa, estável a U$ 104,00 o Brent e U$ 79.00 o crude. Uma cotação baixa para 2011. A expectativa de futuro econômico não parece muito promissor aos investidores e players do petróleo que costumam acertar muito.

Vamos ver, até o inverno no hemisfério norte tem muito chão.

Por Atama Moriya, em 09-08-2011.

Anúncios
Esse post foi publicado em Crise econômica e marcado , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s