01 ago 11 – Câmara dos EUA aprova o aumento da dívida

A Câmara aprovou por 269 x 161 um aumento de 2,4 trilhões de dólares de dívida-teto na noite de hoje e a proposta segue para o Senado onde será votado amanhã e depois sofrerá a aprovação final do presidente Obama, após uma das mais ferozes discussões políticas sobre os gastos do governo americano.

No Senado não deverá ter problemas pois a maioria é democrata.

O valor de 2,4 trilhões é substancial, muito maior do que um trilhão que se negociava como alternativa. Abaixo dos três trilhões, mas permitirá Obama governar tranquilo até o fim do seu mandato.

O acordo sobre os cortes nos gastos de governo ainda não foi divulgado oficialmente, mas estima-se algo em torno de 1,5 trilhão em um ano, o que também não é muito.

Com a medidas o calote imediato fica afastado, mas até os americanos, muitos, acham que a dívida pública é na verdade impagável. Não será paga no futuro, contudo isto será problema futuro e não presente.

Também acho que o calote futuro vai acabar acontecendo, mesmo que seja somente através da desvalorização constante da moeda americana.

Pior situação é da Europa. Muitos países possuem dívidas que superam o PIB anual e neste caso, não vejo recursos para que sejam pagos no futuro.

A confiança dos investidores nos países ricos é baixa, tanto que o petróleo continua subir de preço, mesmo com a falta de perspectivas de crescimento econômico nos EUA e Europa, e o ouro atingiu a marca de 1.622,00 dólares hoje.

Enquanto isto no Brasil não temos medidas concretas e firmes para segurar o ataque ao cãmbio. Nosso Mantega está mais para margarina.

Por Atama Moriya, em 01-08-2011.

Anúncios
Esse post foi publicado em Crise econômica e marcado , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s