20 jul 11 – 250 bilhões de dólares em reservas com títulos americanos: “Lessa: É “estúpido” Brasil ser 3º maior comprador da dívida dos EUA”

“Ex-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Carlos Lessa comenta o delicado momento das economias norte-americana e europeia. Em entrevista a Terra Magazine, ele não poupa o Banco Central (BC) brasileiro e o caracteriza de “estúpido” por ter se tornado o terceiro maior comprador de títulos da dívida dos Estados Unidos, atrás apenas da China (1º) e do Japão (2º).”

– link do portal Terra com a entrevista completa:

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI5250716-EI6579,00-Lessa+E+estupido+Brasil+ser+maior+comprador+da+divida+dos+EUA.html

 

Pelo menos é mais uma voz competente bradando a estupidez desta política governamental de acumular reservas internacionais, ainda mais em dólares (títulos americanos de longo prazo).

Mas como ele alertou e também o chineses sabem, é quase impossível se livrar destes papéis hoje. Mas acho que na medida do possível tem de tentar, aos menos fazer trocas com outros papéis como Certificados de Ouro.

Além da baixa remuneração dos bonds americanos, temos que contar com a desvalorização do dólar que somente neste ano prevê-se que chegue a 20%.

O ex-presidente do BC, HM conduziu uma péssima política de reservas internacionais desde o governo de FHC e Lula, e a sua substituição pelo visto não mudou nada.

Hoje prevê-se mais um novo aumento da taxa Selic para 12,5% aa, algo que vai além da estupidez e cheira manobra de investidores e bancos internacionais.

Somente nos primeiro trimestre do ano cerca de 28 bilhões de dólares tinham entrado no país, nestas contas este volume pode chegar ao dobro do previsto de 50 bilhões neste ano, ou seja, cem bilhões de dólares de capitais a maior parte especulativos. Aonde vamos chegar assim?

De um lado estamos sufocando as industrias exportadoras, diminuindo o emprego e o crescimento da renda e de outro estamos inundando o mercado de crédito aviltante por conta destes capitais que são internados que crescem por conta destes aumentos da taxa selic. Quanto mais dólares entra, mais o câmbio piora.

Uma lástima.

Por Atama Moriya, em 20 de julho de 2011.

Anúncios
Esse post foi publicado em Crise econômica e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para 20 jul 11 – 250 bilhões de dólares em reservas com títulos americanos: “Lessa: É “estúpido” Brasil ser 3º maior comprador da dívida dos EUA”

  1. Pedro disse:

    Realmente o BC e o Mantega são burros ou foram comprados por empresas estrangeiras.
    Estão comprando papel higienico verde com a cara de Benjamin Franklin e ainda se gabam disso dizendo que estão fortalecendo as contas do país. São uns imbecis.

  2. Esteves disse:

    Lamentável que profissionais, que acredito bem preparados, estejam no Min. da Fazenda, Bco Central, Planejamento e, num País onde o capital (dinheiro é escasso e a causa de tudo o que é ruim), coloquem num cesto só, as nossas chamadas reservas.
    Será que neste País só tem irresponsáveis e burros??!!

  3. Eduardo Bonamico disse:

    Pois é…enquanto agente empresta dinheiro para um país em recessão como EUA, a vida do brasileiro vais “às mil maravilhas”, educação “maravilhosa”, segurança “ótima”, moradia popular que o coitado do assalariado paga “suaves” prestações de R$ 600,00 por mês, no bolsa família, muito bom, e…a saúde, ah! a saúde!, está “S E N S A C I O N A L”, leitos para todos, ninguém morre sem ser atendido, não há filas, também, neste país que “nem cobra tanto imposto”. É..o Banco Central tá certo, empresta mesmo, nós não estamos precisando de nada! Viva o Brasil! “O Petróleo é nosso!”.
    Só mais uma coisinha, aquele circo internacional que se apresenta no mundo todo veio ao Brasil, gostou e volta todo ano. Sabe porque? Porque aqui ele consegue repor “OS PALHAÇOS” ao espetáculo, com muita facilidade, tá cheio….

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s