06 jul 11 – Grupo do MIT desenvolve bateria líquida para veículos

Este é um avanço que vale anotar, num campo que há até agora pouca evolução nos últimos cem anos.

Recentemente um grupo de jovens estudantes do MIT desenvolveu um novo tipo de bateria que funciona com um combustível líquido recarregável.

Os inventores chamaram o combustível de “Crude Cambridge”, e se a tecnologia chegar ao mercado, reabastecer um carro elétrico poderia ser tão fácil como puxar para cima a uma bomba.

As baterias são alimentados por um fluxo de células semi-sólidas, uma arquitetura inovadora, na qual as partículas carregadas flutuam em um eletrólito líquido entre dois recipientes – um para armazenar energia e um para a descarga de energia. Separando as funções e outras inovações tornam a nova bateria dez vezes mais eficiente que a tecnologia existente semelhantes e mais barato de fabricar do que o lítio-íon.

Em suma, as novas baterias tornam irrelevante o tamanho e as limitações de custos que têm mantido limitado este tipo de tecnologia em carros elétricos até o presente.

Do Escritório MIT – Notícias relatórios :

O novo projeto deve permitir a reduzir o tamanho e o custo de um sistema de bateria completo, incluindo todos os seus suporte estrutural e conectores, para cerca de metade dos níveis atuais. Essa redução dramática pode ser a chave para tornar os veículos elétricos plenamente competitivos com veículos convencionais a gás ou a diesel, dizem os pesquisadores.

Outra vantagem potencial é que em aplicações de veículo, tal sistema permitirá o “reabastecimento” da bateria simplesmente bombeando o chorume líquido e bombeamento um outro, fresco totalmente carregado, ou trocando os tanques do líquido, como pneus em um posto, preservando também a opção de simplesmente recarregar o material existente rapidamente.

Segundo o professor supervisor Yet-Ming Chiang, líder do grupo que “reinventou a bateria recarregável”, espera ter um protótipo totalmente operacional que poderá ser fabricados para carros elétricos nos próximos 18 meses.

FONTE:   http://www.theatlanticwire.com/technology/2011/06/mit-liquid-flow-battery-electric-car/38563/

Anúncios
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS e marcado , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s