05 jun 2011 – Revolução e Guerra Civil na Libya – Gaddafi está perto do fim?

O continuo ataque das forças da OTAN, agora com também helicópteros de ataque Apache está minando completamente as forças pró-governo Gaddafi e embora ele tenha até proposto uma rendição não confirmada oficialmente, as forças revolucionárias sediadas em Benghazi não aceitam mais este diálogo e querem levar o ditador à julgamento.

O bombardeio diário à Trípoli é ininterrupto e a moral das forças militares está muito embaixa, a julgar pelas deserções que crescem. A OTAN cortou as linhas de suprimentos de Gaddafi por terra e mar, os seus armamentos já foram bastante reduzidos com tantos ataques.

Nesta semana rebeldes agora vindos das montanhas ao sul de Trípoli se aproximam rapidamente. A leste a luta continua muito duraem Misurata. Atuandoem várias frentes as forças pró-Gaddafi estão se dividindo demais. Aparentemente a resistência aos rebeldes deve durar pouco.

Esta semana líderes russos e chineses mantiveram reuniões com líderes dos rebeldes e hoje o secretário de relações exteriores da Grã-Bretanha está em Benghazi para encontros com o presidente interino do governo revolucionário.

O fundo soberano ou parte dele foi congelado por Londres e está sendo disponibilizado para financiar a compra de mantimentos, alimentos, água e medicamentos aos revolucionários.

Outros acordos já foram com os países da OTAN e NATO que obviamente visam o fornecimento do petróleo libyo, aliás, este deve ser o único objetivo de todos os países envolvidos. Humanitarismo, democracia e liberdade, sim, mas somente onde há retorno.

Por Atama Moirya, em 05-06-2011.

Anúncios
Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo e marcado , , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s