30 maio 2011 – Protestos na Espanha – Revolución Del Sol como está sendo chamada pelos manifestantes

Claramente inspirados nos movimentos de libertação e democracia do Oriente Médio e África, também na Espanha está ocorrendo grandes manifestações contra o governo.

Egito-esq-Espanha-dir.

A chamada ocorre também através de ferramentas como o Facebook e Twitter e os próprios jovens líderes dizem estar inspirados pelo movimento Egípcio.

Na Espanha a situação econômica é péssima e segundo sites europeus, a taxa de desemprego média passa de 16% e entre os jovens até 30 anos a taxa é de 43%.

A vitória do Barcelona veio a contento, e trouxe “circo”, mas não há pães e vinho para todos. Não nos parece que isto vai ficar assim. Muitos estrangeiros já´estão deixando o país desde o ano passado por falta de trabalho e perspectivas futuras.

Fora este grave sintoma que mostra que a outrora exuberante economia espanhola está agonizante, temos um governo que tenta a todo custo contornar a dívida pública que ascende a números superiores a 600 bilhões de euros. O governo não divulga o valor mais próximo, portanto, temos apenas estimativas de sites econômicos.

A verdade é que após Portugal que tomou para si 85 bilhões de euros emprestados, temos a grave situação da Espanha. Anteriormente, já foram efetuados grandes empréstimos à Irlanda e a Grécia.

Numa análise apresentada na semana passada pelo BCE, já foram tomados por países deficitários valores que superam a 400 bilhões de euros, o que significa que não há mais “sobras” de crédito a serem concedidos na zona do euro, porém, os problemas continuam a se agravar.

Grécia necessita muito mais, e Portugal depende de outra grande injeção de pelo menos mais 70 bilhões de dólares de empréstimos.

Nesta altura, entende-se como suspeitíssimo a queda do Presidente do FMI por problemas de alegados de agressão sexual a uma camareira. Muito a propósito as circunstâncias, já que o mesmo é de uma linha de pensamento ortodoxo e não estava facilitando nada aos países deficitários, inclusive exigindo muitas garantias consideradas duras para os países tomadores.

A visão de futuro econômico na Europa não é das melhores para os próximos anos e deveremos ter muitos protestos porquanto a crise econômica dos governos e a falta de créditos, mesmo com a emissão de mais títulos de longo prazo, obrigará aos governos a adoção de cortes orçamentários fortes na área social e benefícios de aposentadoria. E não penso neste momento que o povo vá aceitar tranquilamente estes resultados de piora na qualidade de vida, sendo que os trabalhadores serão os únicos a arcar com os prejuízos econômicos causados por governos irresponsáveis durante décadas.

Se os banqueiros estão sob forte risco de quebra por má gestão por que a conta para salvá-los deve ser paga pelos trabalhadores?

Sindicatos europeus não são como os sindicatos americanos que estão passivos. Já há meses estamos observando a organização de movimentos de protestos em vários países e temo que isto vá aumentar muito neste verão europeu.

A situação é bastante complexa porquanto não há perspectivas de soluções por conta da estrutura das economias européias, com perda de competitividade mundial, muitos subsídios agrícolas e a falta de empregos de uma forma geral que na zona do euro pode ser dita na ordem de 12% em média, se não for maior.

Por Atama Moriya, em 30-05-2011.

ninguem espera uma revolução na Espanha

Anúncios
Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo, Crise econômica e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para 30 maio 2011 – Protestos na Espanha – Revolución Del Sol como está sendo chamada pelos manifestantes

  1. paulo tarso da costa disse:

    ASSIM COMO A ONDA DE PROTESTOS CONTRA AS DITADURAS NO ORIENTE ,PRECISAMOS COM URGÊNCIA ,DE UM MOVIMENTO GLOBAL PELA LIBERTAÇÃO DAS NOSSAS DEMOCRACIAS ,QUE SE
    TRANSFORMARAM NA DITADURA DA GRANA . OS BANDIDOS ESTÃO NO PODER, FAZEM E DESFAZEM AS AS LEIS E NO BRASIL ,AINDA TEM O DIREITO DE NOMEAR O SUPREMO JUIZ PARA “JULGA-LOS ” . TALVEZ VÁ SER MAIS DIFICIL QUE LA NO ORIENTE , MAS JA TEMOS A VANTAGEM DA INTERNETE …

  2. paulo tarso da costa disse:

    ASSIM COMO A ONDA DE PROTESTOS CONTRA AS DITADURAS NO ORIENTE ,PRECISAMOS COM URGÊNCIA ,DE UM MOVIMENTO GLOBAL PELA LIBERTAÇÃO DAS NOSSAS DEMOCRACIAS ,QUE SE
    TRANSFORMARAM NA DITADURA DA GRANA . OS BANDIDOS ESTÃO NO PODER, FAZEM E DESFAZEM AS AS LEIS E NO BRASIL ,AINDA TEM O DIREITO DE NOMEAR O SUPREMO JUIZ PARA “JULGA-LOS ” TALVEZ VÁ SER MAIS DIFICIL QUE LA NO ORIENTE , MAS TEMOS A VANTAGEM DA INTERNETE

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s