28 mar. 11 – Revolução da Libia – Rebeldes retomam cidades perdidas para Gaddafi

A agência de notícias Reuters nesta segunda-feira citou um porta-voz dos rebeldes, dizendo que a cidade de Sirte, cidade natal de Gaddafi caiu nas mãos dos combatentes anti-governo.

Mapa da Libya e cidades litorâneas na Revolução anti-Gaddafi

 

A afirmação, que não pôde ser confirmada ainda, relata que os rebeldes, reforçados por ataques aéreos da coalizão, agora sob o comando da OTAN, empurraram para os militares pró-Gaddafi para o oeste e tomaram o controle também das cidades-chaves de Bin Jawad, Lanuf Ras, Uqayla, Brega e Ajdabiya em um rápido avanço ao longo da costa neste fim de semana.

Nesta segunda feira os rebeldes vindos do leste devem se dirigir a Misurata, cidade onde as forças de Gaddafi concentram enormes ataques indiscriminados, atingindo dezenas de civis. Os rebeldes da cidade combatem com os militares no centro de Misurata e estão sendo ajudados por ataques aéreos da OTAN, comandados agora por um General Canadense.

Possivelmente ainda nesta segunda feira os rebeldes, agora sob ordens do governo provisório de Bhengazi devem passar por Misurata, as forças de Gaddafi não estão enfrentando a chegada dos rebeldes até o momento e fogem em direção a Trípoli ou estão se dispersando  em fugas desesperadas pelo deserto.

Com a retomada dos portos de exportação como Ras Lanuf os rebeldes iniciam em uma semana a exportação de petróleo, e os recursos por acordos internacionais irão para uma conta especial que somente eles poderão movimentar. Será o dinheiro necessário para a reconstrução pretendida pelo povo que não aceita mais o governo do ditador Gaddafi.

O quanto antes esta guerra civil terminar será melhor para todos e evitará muito mais mortes desnecessárias por conta de um ditador que pensa que está acima do direito de vida e morte do seu povo.

Por Atama Moriya, em 28-03-11.

Anúncios
Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo e marcado , , , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s