17 mar. 2011 – Revolução na Libya – ONU aprovou a zona de exclusão na Libya – mas Brasil se absteve de votar..

Enquanto o mundo comemora a aprovação há poucas horas do estabelecimento de uma zona de exclusão pelo Conselho de Segurança da ONU, infelizmente o Brasil se absteve de votar. Acho que foi uma covardia de nosso governo. Também se abstiveram de votar a China, Russia, India e Alemanha. Agora o BRIC econômico virou BRICA no Conselho.

Todos sabemos que há outros interesses por trás da situação da Libya, porém, neste momento era de se tratar primeiro de salvar o Povo das manifestações de perderem a vida com a invasão de Bhengazi, reduto dos opositores de Gaddafi e centro do governo provisório já reconhecido por alguns países.

Vejo pela Al-Jhazzera que os anti-Gaddafi estão comemorando na cidade Bhengazi, e muito. A situação é muito ruim neste momento.

A cidade reduto dos opositores de Gaddafi está cercada por tropas e tanques de Gaddafi, e uma ação era esperada nesta noite.

Se uma ação violenta era esperada contra o povo, agora inverteu-se e uma ação é esperada pelas forças da ONU, lideradas por americanos, franceses, britânicos e outros membros, provavelmente.

Certamente algo está no ar, mas neste momento era fundamental o salvamento do povo libyo e evitar mais derramamento de sangue entre os manifestantes pela democracia e liberdade.

A aprovação da ONU inclui tomar todas as medidas necessárias para a salvaguarda de vidas, ou seja, na prática é um voto de guerra aos militares e mercenários de Gaddafi, os quais agora vão ver que não estão mais atacando homens revolucionários despreparados, mas tropas militares com alto poder de fogo.

Gaddafi promete retaliação com os seus jatos Sukkoi de fabricação russa, mas isto seria pior para ele qualquer tentativa de ataque aos membros da ONU.

Vamos aguardar e comemorar por enquanto. Depois se estuda o que de fato a ONU está pretendendo fazer. Dividir o país, a Libya, como fatiamento de bolo em três partes? É o que parece a primeira vista.

Por Atama Moriya em 17-03-2011.

Anúncios
Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo. Bookmark o link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s