03/03/2011 – Petróleo a US$- 114.70 hoje – Previsão é de US$ 120.00 no fim de março/2011 – o que pode acontecer a mais?

Two definitions of the Arabian Peninsula. The ...

Image via Wikipedia

Hoje o Petróleo até teve uma pequena queda, mas apenas oscilações de alguma semanas que gira em torno de 112 a 117 dólares o tipo Brent por barril.

O preço elevado na base de 110 dólares já era previsto desde o final de 2010; estas pequenas variações podem ser atribuidas as revoluções no Oriente Médio, mas não são eles os fatores que elevam o preço em 2011.

As revoluções como da Libia cuja produção representa menos de 2% do consumo mundial, são pouco representativos. O Egito nem conta porque exporta pouco.

Os aumentos do preço do petróleo nos contratos de comodities tem ligação mesmo com a corrosão do dólar que continua muito forte e o índice de confiança na moeda continua em queda.

Se as previsões dos especialistas se confirmarem, fechamos o mês de março com o barril sendo negociado por 120 dólares.

Porém, precisamos ficar atentos ao “Dia da Furia” na Arábia Saudita em 13 de março, caso os sheiks que se eternizam no Poder não consigam mesmo negociar com os jovens uma abertura maior no país. Lá também, tudo é proibido, verdadeira TIRANIA. Apenas a “kasta” se beneficia. A pobreza e os baixos salários são grandes, e há também muito desemprego entre os jovens, como nos demais países vizinhos.

A Arabia Saudita é o maior produtor de petróleo do mundo e um grande conflito lá poderá elevar os preços do petróleo para valores absolutamente inesperados neste momento.

Se houver uma revolução civil como acontece na Líbia, o mundo estará literalmente em chamas. De que lado vamos ficar?

Do lado de nosso conforto e rezando que nada aconteça ou do lado do povo oprimido e em regime de ditadura que dura séculos?

Os países do Ocidente se movimentam e torcem para que nada mude no regime da Arabia Saudita, grandes hipócritas da democracia mundial, da falsa democracia que pode ser mantida desde que favoreça o Ocidente, e não é?

Pode não ser agora, mas este regime tirano e ditatorial também na Arábia Saudita vai cair sim, mais cedo ou mais tarde, a bem do re-nascimento da verdadeira democracia no mundo, que é o governo do Povo para exclusivamente o Povo, e não somente para alguns, amigos do Rei. Monarquia??? ?Estamos no século XXI e isto ainda existe??? Que roubada!

Os preços mundiais dos alimentos sobem paralelamente ao preço do petróleo e este comportamento não muda e não vai mudar. Pode até piorar nos próximos meses caso os preços do petróleo continuem a subir e cheguem mesmo a 150 dólares até o fim do ano.

Há muitos analistas e empresas no mundo já trabalhando fortemente na hipótese do petróleo atingir o preço de 220 dólares até o fim de 2011. Esta previsão existe como possibilidade real e vai depender dos próximos passos das crises econômicas. Há muitas outras questões envolvidas que comentarei apenas se de fato forem acontecendo.

Uma coisa está se confirmando, o pico petrolífero é uma realidade mais grave do que as estimativas e previsões do mercado.

Por Atama Moriya, em 03-03-2011.

Anúncios
Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo, Petróleo crise. Bookmark o link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s