18/02/2011 – Cometa Elenin – Nova rota calculada – mais próximo da Terra

NOTA DE ATUALIZAÇÃO EM 21-10-11 : COMETA ELENIN SE DESINTEGROU E PROVAVELMENTE VIROU PÓ POR ISSO NÃO TEM SIDO VISÍVEL EM OUTUBRO.

De acordo com novos dados, astrônomos calcularam com mais precisão sua aproximação atual da Terra:

Antes de 0,241 Ua agora para 0,232 Ua ou algo em torno de 34.707.705 quilômetros de distância, um pouco mais perto, porém, ainda muito longe.

E seu diâmetro calculado caiu sensivelmente, medindo agora aproximadamente 1650 quilômetros, menor que a metade da lua, mas ainda assim grande o suficiente para apresentar um grande espetáculo em sua passagem, mesmo estando a  quase 90 vezes mais longe que a lua.

A precisão atual do ponto mais próximo é de 17-10-2011, mas será visível a partir de agosto e setembro e será visível ainda em novembro.

Se detritos seus em sua passagem vierem para a Terra, estes poderão cair em até 30 dias após sua passagem, mas esperamos que isto não aconteça para não causar nenhum problema maior.

O Cometa Halley já passou por aqui bem próximo, a cerca de 3 milhões de quilômetros em 1910 e ninguem morreu pelo que se sabe, porém, há de se descontar que ele era bem pequeno comparado ao Elenin; Halley tinha o diâmetro aproximado de 10 quilômetros apenas.

Elenin, dado o seu porte (do coma), não somente deverá proporcionar um lindo espetáculo nos céus, mas poderá trazer alterações outras no campo magnético do planeta indiretamente e/ou outras mudanças que só saberemos na prática.

Segundo os astronômos ele será mais visível a partir de outubro no hemisfério norte, e será como a “Estrela da Manhã” (isto é biblico, hein?), e riscos físicos somente a partir de novembro quando a Terra vai ficar na rota de seus detritos. Se não houver nenhuma “pedrona” no meio, tudo bem, teremos uma chuva de meteoritos cruzando os céus; um belo espetáculo e bem longe da Terra.

Porém, todos estes dados podem mudar ainda, porque ainda faltam muitos meses para sua aproximação de fato e somente em julho os cálculos poderão ser mais exatos.

Sustento ainda o que escrevi no post anterior, que sua passagem próximo a Terra não será em vão, e tem objetivos com absoluta certeza, mas não será colidir com a Terra, hipótese que pode ser considerada absurda neste momento.

Vamos continuar a acompanhar.

Por Atama Moriya, em 18-02-2011.

veja a matéria anterior

https://atamamoriya.wordpress.com/2011/02/16/16-fev-2011-02-16-cometa-elenin-descoberto-em-dezembro-2010-em-rota-hiperbolica-em-nossa-direcao-poderia-atingir-o-planeta-terra/

Revisando: Elenin tem tamanho máximo de sete quilômetros


Anúncios
Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo e marcado , , . Guardar link permanente.

30 respostas para 18/02/2011 – Cometa Elenin – Nova rota calculada – mais próximo da Terra

  1. Antonio Carlos Barreto disse:

    Somos responsaveis por todo, todo tipo de acontecimentos em nosso planeta; nossa forma de pensar, cria ideias que se materializam e conduzem nosso modus vivendi. Vejamos como cuidamos da atmosfera onde vivemos; somos verdadeiros com nossos semelhantes, cuidamos da terra, da agua, da qualidade do ar que respiramos, temos respeito por nossas leis ??, ou somos egoistas, egocentristas, exclusivistas, sectaristas e destruidores de nosso proprio meio ambiente; creio que Elenin e uma resposta aos nossos proprios pensamentos ….. destruição ???

  2. Verdadeira disse:

    acho que um ser humano não pode falar sim ou não aqui alegando que nada poderá afetar a Terra !!!

    enfim há um diagrama, e mostra bem claro as coisas

    um cometa mesmo sem chocar a Terra é perigoso sim

    para quem não conhece existem vários documentários do mesmo no Youtube de pessoas que trabalham na área.

    O problema que muitas das coisas inclusive o Elenin que na rota do diagrama da Nasa seria para estar pertinho da Terra entre os dias 17 até dia 21 de Outubro, foi alterado, pq está ocasionando algum desespero entre as pessoas e que já questionaram em Março a aproximação do Elenin à Terra com o terremoto no Japão.

    Eu não sou ninguém para falar que não, mas como sou estudante nesta área e brasileira com muito orgulho, ninguém pode dizer não, que isso nunca iria acontecer.

    abs

  3. Atama Moriya disse:

    Não Juliana, sem medo porque este se passar de novo será dentro de milhares de anos…conforme li no site da NASA. Apenas o aprecie o espetáculo que penso será visível no hemisfério norte, mas com certeza será filmado pelos satélites da NASA. Abs.

  4. Sidney disse:

    Pessoal. Parem de acreditar em besteiras. Há que se ter noções de distância. A Lua está a 400 mil quilômetros da Terra. Este cometa passará a 37 milhões de Km, isto é 92,5 vezes mais longe. O tamanho dele é de 3,5 a 7 Km, uma pedrinha que não tem campo magnético e não tem força para mudar nada de órbita. Se o planeta Marte que é maior que a nossa Lua já não tem mais campo magnético, imagina um corpo com 7 km. Menos né, pessoal!!! Alguém aí tb falou do planeta vermelho. Ele realmente existe e se aproximará da Terra daqui a mais ou menos 180 MIL anos, se não me engano. Então vamos parar com mistificações. Perigo mesmo é o choque com algum asteróide grande mas as chances de isso acontecer também são raríssimas…

  5. Juliana disse:

    Oi Atama!
    Não lembro onde, mas dias atrás li aqui na net que este cometa Elenin voltará a passar perto da terra 2018-2019 inclusive com grandes chances de se chocar com nosso planeta. Isso é verdade? Tô com medo!!!

  6. Adriana disse:

    Falou bonito, Atama!

    Para que se ocupar com o que ela fora… Longe… Se todo perigo esta aqui de baixo do nosso nariz…

    Bjusssssssss…

  7. Atama Moriya disse:

    Esta orbita é de outro cometa – 2000 PN9.
    Elenin estará a trinta e cinco milhões de quilômetros em 16/17 outubro e é observado por centenas de astrônomos e observatórios do mundo. Se tivesse algo de especial já teria sido anunciado. Tranquilo. Vamos apreciar a passagem. E mesmo que tivesse um cometa para colidir com a Terra, o pior já está acontecendo na nossa civilização.
    Segundo a ONU já são dois bilhões de seres humanos que passam fome frequentemente.
    Fome aguda deve atingir a 100 milhões de seres humanos. Pior que isto não há.
    Abs.

  8. Verdadeira disse:

    olá Atama

    é o seguinte é pura verdade isso mesmo !!! a passagem do Elenin em Outubro só que quem conhece, e sabe da existência do diagrama da Nasa em tempo real, sabe que eles alteraram essa passagem, na verdade eles alteraram tudo, o Elenin nesta data está bem distante, .. muito distante agora a rota dele se chocará contra a terra exatamente em Janeiro de 2012.

    se alguém quiser acompanhar vejam :
    http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=2000%20PN9;orb=1;co

    o site da Nasa sobre o diagrama do Elenin é este lá tem os botões correspondentes para colocar no dia certo.

    enfim é de se pensar e pq fizeram isso ?

    eu salvei o diagrama onde mostra que em Outubro o Elenin estará mesmo perto da Terra…

  9. Jeff disse:

    Boa noite Atama. adoro esse assuntos de astronomia. tudo que esta rolando ai no universo. a vida fora da terra, através dos ovinis que cada vez mais estão por ai. minha pergunta a vç,o que tem a dizer do planeta X,que se fala tanto na internet. esse cometa Elenin, poderá ser visto a olho nu: porque a midia televisiva ,fala tão pouco de assuntos dessa magnitude. a propia te aberta? att

  10. Atama Moriya disse:

    Saulo, não posso levianamente colocar aqui minhas preocupações e repassá-las aos leitores do blog, mesmo porque não tendo certeza não devemos assustar as pessoas desnecessariamente. Algumas coisas pode-se ver na luz astral, mas de forma ainda incerta e portanto não merece comentários. Estou acompanhando na medida do meu alcance.
    A Luz da Manhã é uma forma simbólica, um sinal do Cristo Maitreya para a humanidade de que os tempos chegaram, conforme está no Revelação de Cristo. A Humanidade está quase que completamente dominada por pensamentos muito ruins o tempo todo. Acontecimentos muito ruins podem estar já formados na dimensão astral onde tudo acontece primeiro, por isso pessoas estão sonhando, sonhos ou viagens astrais? Há coisas que é melhor nem mesmo comentar neste momento.
    A copa 2014 e olimpíadas 2016 serão aqui no Brasil por que somos a bola da vez ou existe uma outra razão desconhecida?
    Durante este anos escrevi nos vários posts um pouquinho de cada coisa em cada um deles, de cada futuro que está acontecendo conforme está programado. Tudo que está acontecendo agora está dentro do programado, por enquanto.
    Abs.

  11. saulo disse:

    vc falou que em julho vc ia falar que vc ia saber mais sobre a estrela de amanha e agora eu estou em 5 de agosto de 2011 fala mais sobre essa estrela

  12. Fábio Carvalho disse:

    Klebson, ontem (20/07) passou um programa sobre asteróides na TV paga, que diferente de cometas, teriam sua rotas previstas pelos astrônomos devido a sua órbita “fixa”. Os cometas não, eles podem ter usas rotas alteradas devido a natureza do seu núcleo e/ou aproximação com outros astros.
    Pois bem, a reportagem dizia que um asteróide de 30 metros, se caísse em qualquer lugar da terra seria a pior catástrofe até hoje enfrentada, comparando-se a extinção dos dinossauros.
    Bom, desta informação se tem uma noção de que qualquer coisa acima disso, o estrago seria bem grande.
    Fábio Carvalho

  13. Atama Moriya disse:

    Francisco,
    Não sei o que você observou, mas pela posição de saturno até o fim do mês passado e próximo a Saturno era visível Elenin. Há fotos da Nasa JPL STEREO. Vou buscar os links para você ver também.
    Mas seguem abaixo dois links com ilustração e foto do Elenin.

    http://www.flickr.com/photos/astropics/5917909206
    Agradeço os seus comentários.
    AM.

  14. Francisco disse:

    Já por cerca de 1 mês venho acompanhando um objeto e me espanto como ninguém tenha feito comentários sobre o mesmo. Descrevo-o:
    Há 35 dias, observando o planeta saturno reparei uma pequenina estrela logo acima do mesmo. Até aí não tinha reparado em nada muito estranho, além do fato de saber que não é possível ver nenhuma das luas deste planeta. Todavia, na semana seguinte, o estrela estava abaixo de Saturno. Isto imediatamente me chamou a atenção. Nas semanas seguintes, o pequenino astro continuou se afastando do gigante com anéis. Finalmente, consegui um telescópio newtoniano e, ao focalizar este pequeno e intrigante astro, para minha surpresa o mesmo apresentava uma coloração avermelhada. Para quem quiser tirar as dúvidas, basta apenas olhar para o céu um pouco depois que o Sol se pôe. Antes que me esqueça, sou da cidade do Rio de Janeiro.
    Se alguém puder me ajudar com alguma informação, meu email é: frbezerrra@hotmail.com
    Em tempo: Não acho que seja o cometa Elenin pois, de acordo com as informações, ainda não seria possível vê-lo em junho.

  15. Atama Moriya disse:

    Klebson, se você ler os posts posteriores verá que já alertei que ele não tem nenhuma possibilidade de atingir a Terra, salvo se ele sofrer alguma colisão com outros astros vagando, porém esta possibilidade já pode ser eliminada porque ele já passou tranquilo pela nuvem de oort e pelos anéis de asteróides do nosso sistema solar. Há algo a mais para escrever sobre este cometa com relação a interação que o mesmo tem com o nosso Sol e este com a Terra. Abs.

  16. klebson disse:

    ola lí seu e post achei muito interessante
    quero saber qual as chances desse cometa atingir a terra
    e se atingir qual o “estrago” ele pode causar

  17. Wolf disse:

    O diâmetro do cometa não está correto, seu núcleo possui 3,5km e o que se enxerga como “diâmetro” do cometa é a COMA, que nada mais é que a nuvem de gás expelida pelo núcleo ao se aproximar do sol (por aquecimento), assim como sua cauda. O diâmetro da COMA do Elenin é de 80 mil km.

  18. João Lisboa disse:

    O FEMA foi criado pelos estadunidenses para supostas emergencias internas.Vcs já assistiram o video que está sendo veiculado na terra do tio sam?Eles estão pedindo para o povo manter um kit de sobrevivencia e se informar no site do FEMA.Eles estão se preparando para um grande evento;de tal tamanho que estão reservando milhares de caixões de plástico,e remanejamento de tanques médicos.Todos nós sabemos que tanques médicos não tem canhões mas é para ajuda humanitária.Há uma petição do FEMA para comprar milhares de toneladas de comida desidratada.Algo está por vir…algo que nem mesmo em sonho poderiamos imaginar .

  19. luis disse:

    não entendo muito do assunto mas tenho minhas ideias e não sei se estão corretas, mas ao pegarmos uma barra de ferro sem nenhum magnetismo e esbarrar em um imã ela se torna magnetizada, isto na minha opinião, pode acontecer com com Elenin quando se aproximar de planetas com alto poder de magnetismo, e observando o ultimo asteroide que esbarrou na terra este ano e fez uma curva magnifica, tambem pode acontecer com Elenin , mudar sua tragetoria e nos surpreender. Espero estar errado.

  20. Gerald disse:

    Srs!! Pelo que sei, as dimensões de um cometa não podem ser medidas sem que se envie uma nave para fazer essa medição, uma vêz que sua nuvem de gas e poeira impede que seja observado, portanto qualquer afirmação sôbre isso é pura especulacão. Também a questão do campo magnetico, é pura bobagem uma vêz que cometas não o possuem. O unico risco realmente podem ser seus “detritos”, o que esperamos que não aconteça. Existem ameaças muito maiores aqui mesmo na terra, essas sim, com potencial de extinguir a raca humana e toda a vida no planeta

    abcs

  21. Atama Moriya disse:

    Nando,
    Agradecido pela visita. com relação a este outro asteróide, tenho as seguintes informações:
    ele se aproxima da Terra, é extremamente pequeno, com 400 metros de diâmetro, contudo estará numa orbita diferente de Elenin, mas passará de fato em 08 de novembro entre a Terra e a Lua, período em que Elenin ainda estará fazendo suas artes aqui por perto, perto, mas bem longe deste outro asteróide e da própria Terra. Elenin em novembro estará mais longe que Venus com relação a Terra.
    Acho que devemos concentrar nossas atenções a Elenin.
    Abs.
    AM.

  22. Nando disse:

    O problema que vejo é que há um asteroide passando no mesmo periodo do Elenin, o 2005 YU-55 e não vi nenhum estudo com relação a órbita desses dois elementos que estarão passando ná órbita terrestre no mesmo período.

  23. Nando disse:

    O problema que vejo é que a um asteroide passando no mesmo periodo do Elenin, o 2005 YU-55 e não vi nenhum estudo com relação a órbita desses dois elementos que estarão passando ná órbita terrestre no mesmo período.

  24. Márcio Magno disse:

    Não sou astronomo, mas gosto de contemplar as belezas que o espaço nos proporciona (principalmente se tiver no meio do mato com uma gata bem gostosa). Andei fazendo uns cálculos meios malucos e cheguei à seguinte conclusão: o diâmetro do nosso planeta é de 12.756 km. Proporcionalmente, numa escala, baixei essa medida para 12,75 cm. Então nessa medida, a lua estaria a 3,60 m de distância. Assim, no dia 16 de outubro de 2011, data de maior aproximação do Cometa Elenin com a Terra, estaremos à uma distância (proporcional, em metros) de mais ou menos uns 347 metros. Alguém aí se habilita a fazerem correções? Estou certo ou sou um jumento em matemática?

  25. JOSE VILA VERDE disse:

    TIROU QUE É PARA NAO ASSUSTAR A POPULAÇAO MUNDIAL.

  26. silviodourado disse:

    A Nasa tirou do ar o site que atualiza os dados da rota do cometa Elenin..

  27. Atama Moriya disse:

    Jorge, agradecido pela visita. Todos os dados foram retirados do site da Nasa. Aparentemente a Nasa ainda é confiável, embora, muitos dados sejam ocultados também. Observei que algumas fotos do Sol foram retiradas ou manipuladas, talvez para esconder os objetos maiores que a Terra que estão aparecendo em sua volta. Também foi reconhecido por eles que manipularam recentemente fotos de uma lua de Saturno, após publicarem, mudaram e postaram outra foto sem um gigantesco objeto voador que aparecia por trás de uma de suas luas. Mas tudo tem de ser conferido hoje em dia, não dá mais para acreditar em tudo que a mídia e governos nos dizem. Deliberadamente estão manipulando muitas informações, como prova o Wikileaks que publicou apenas 2% de todo o seu arquivo, inclusive sobre os UFOs.
    A totalidade dos arquivos do Wikileaks foram “salvos” em downloads para centenas de pessoas e estão criptografos com uma senha de mais de 360 dígitos que torna impossível a sua decodificação por qualquer computador do mundo.
    Tais arquivos serão totalmente abertos sem prévia análise caso a vida de Assange seja ameaçada, como o governo americano está tentando fazer. Seria muito interessante examinar estes arquivos. Muito se está escondendo sobre 2012.
    Abraços.
    AM.

  28. Jorge Luíz Aragão Domiciano disse:

    Hum, estas medidas do cometa estão corretas? Se for este o tamanho dele se trata de algo com capacidade para explodir o planeta numa colisão.
    Realmente se passar nesta distancia pode causar serias inteferencias no campo magnetico e gravitacional do planeta.
    Espero que sejamos informados antes, pois o que se ve por parte da nasa é informações tipo passou perto.
    Mais é apenas um comentário, jamais voce será informado sobre algo perigoso assim antes. Não nos iludamos, fiquemos atentos que poderemos escapar de surpresas.
    Grande abraço e que DEUS abençõe a cada um de nois.

  29. Atama Moriya disse:

    Lucas, acho que o que você viu não era um cometa, mesmo porque não passou nenhum ultimamente. Mais provável que tenha sido um objeto voador não indentificado (OVNI). Muitos tem sido visto aqui no Brasil também. Legal. Abs. AM.

  30. lucas grilli disse:

    eu vi algo dia 17 de tardezinha. passo perto do sol, ao por-do-sol. pra ser mais exato as 20:29

    tentei tira foto com o celular, mas nao aparece. eu nao sei dizer se é cometa, ou algo do tipo, nao entendo disso, mas subia bem rapido em relaçao á outros qe eu ja vi.

    moro em capao da canoa, litoral do rio grande do sul

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s