14 fev 2011 – Revolução do Egito e no mundo – A Rede Social muda a Civilização Terrestre – Veja as fotos da Revolução

Impressionante imaginar que novos paradigmas realmente surgiram em pouco tempo, e sem ao menos nos darmos conta que estas mudanças estão entre nós.

Há menos de 15 anos descobrimos que a internet é a mais poderosa ferramenta para difusão do conhecimento, da informação instantânea, da integração social e da criação da rede social, da maior rede social do mundo que envolve a todos os seres humanos.

Verdade seja dita, não haveria este grau de evolução rápida da nossa civilização não fosse a existência da internet e suas ferramentas.

De 1900 a 2000, a evolução da civilização e os avanços nas ciências foram tão fantásticos e absurdamente rápidos que não é possível imaginar como antes em milênios quase nada aconteceu.

Desde o primeiro rádio, o telefone, a televisão e os modernos computadores decorrem-se apenas 100 anos, enquanto antes a civilização capengou por séculos com arco e flecha. É difícil até imaginar como eles viveram por séculos em fogueiras e luz de lampiões.

Já escrevi sobre isto anteriormente, e me referi sobre a lenta evolução da civilização que ocorreu entre o ano zero até o ano 1900, porém em apenas um século o homem chegou a lua e nossos satélites já navegam em direção à borda do nosso sistema solar.

E agora o que ocorreu em um século, aconteceu ainda mais rápido em apenas dez anos, ou seja de 2001 a 2010. Se alguém tivesse dormido em dezembro de 2000 e acordasse hoje, fevereiro de 2011, ficaria tão perdido e não compreenderia mais a maioria das coisas presentes em nossa vida, como Iphone, Ipads, Wi-Fi, e certamente desconheceria o Google atual e também não saberia lidar com Facebook e o Twitter.

E para ir direto ao assunto, estas duas empresas nem eram conhecidas mundialmente em 2008 e de repente são protagonistas e ferramantas que permitiram iniciarem a Revolução no Egito. Isto ninguém conseguiria prever.

Tudo começou no Facebook através de uma página criada por um egipcio de 30 anos, Wael Ghonin, executivo do Google em Dubai. Através desta página que um amigo no Egito se comunicava a rede social de jovens egipcios e de onde surgiu o movimento de libertação que já em dezembro 2010 marcava o protesto vitorioso para 25 de janeiro de 2011.

Infelizmente o seu jovem amigo egipcio foi uma das primeiras vítimas da polícia de Mubarak, e outras se seguiram, a grande maioria composta de jovens que apenas tinham um sonho de libertação do povo do Egito da tirania governamental.

Ao todo foram 382 vítimas até o momento no Cairo, muitos cairam durante os sangrentos dias que se seguiram ao contra-ataque da força policial secreta do ditador.

Eram todos jovens homens, desarmados que defendiam o sua posição, uma Praça apenas, mas que significava o muito que valia a pena defender para conquistar a “Praça da Libertação”.

Foi um episódio triste que acompanhamos daqui desesperados com aquela situação quase insustentável daqueles heróis, mas admiramos e nos orgulhamos deles por terem sidos tão heróicos e corajosos, mesmo acuados, cercados, alvos de pedras, molotovs e tiros. Não, estes jovens não se renderam, não fugiram, não deixaram a Praça da Libertação, que significava a própria vida, e naqueles dias se tornaram “homens de verdade” que com seu destemor e coragem indomável mostraram ao mundo o quanto vale a pena viver para conquistar a liberdade, a democracia, e a justiça social.

Vejam as fotos dos mais modernos e melhores capacetes e escudos deste novo milênio (aproveite e escolha o modelo que você usaria):

modelo reciclado - selo verde

modelo moderno de pão

modelo caixa

modelo chinês

modelo cesto

modelo balde

modelo completo-capacete panela e colete a prova de pedra

traje completo - escudo e espada

traje completo - escudo, espada e capacete

defendendo a muralha contra as pedras

Todos estes homens, antes de tudo mostraram que são seres humanos de verdade e não se esconderam diante do ataque e embora anônimos, vão ficar para a história e na memória do mundo como prova de que vale a pena lutar pela dignidade e justiça entre os homens da Terra.

No vídeo a seguir um pouco da história de Wael Ghonin que pede para não ser considerado herói porque após ter sido preso não participou dos dias dos ataques e porque considera heróis mesmos os jovens egipcios que participavam do levante com ele no Facebook que depois se espalhou pelo Twitter e que infelizmente foram mortos pela polícia.

Vejam o vídeo com entrevista de Wael, é imperdível!


link para conhecer Wael Ghonin – WSJ
conheça mais sobre o movimento

Neste momento eu lembro que não existem acasos e sim “maktub’s”, ou destinos que já estavam traçados, e hoje a própria física quântica questiona a existência de acasos. Então, de repente, o surgimento de ferramentas como o Google, Facebook e Twitter em datas recentes e que estão mudando o mundo em que vivemos não seria a “mão de Deus” guiando os grandes acontecimentos na nossa Civilização?

Por Atama Moriya, em 14-02-2011.

Anúncios
Esse post foi publicado em "2012" - Fim de um ciclo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para 14 fev 2011 – Revolução do Egito e no mundo – A Rede Social muda a Civilização Terrestre – Veja as fotos da Revolução

  1. Ode disse:

    Atama, e não é que gostei mesmo do seu post sobre a virada na história da Humanidade? Tudo têm passado tão rápido nesta década que é realmente um privilégio estarmos vivos participando de um jeito ou de outro de tudo isto. Que Deus abençoe estes jovens egípcios e tantos outros que nasceram para transformar, fazer renascer, mudar os rumos… enfim, que vieram para CONSTRUIR sobre os escombros de um sistema falido. Vendo estas fotos inteligentemente selecionadas por vc, de imediato lembrei-me da célebre frase de Einstein:
    “Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus”. (Albert Einstein)
    Heheheheeh…pano rápido!

  2. Kaka disse:

    Muito bom o texto e principalmente as fotos!!!!!! Observação genial!

  3. Adriana disse:

    Realmente emocionate!!!

    Graças a Deus Atama não existe o caso, então não somos o “acaso” a derivar num mar de ilusões… existe um proposito na existencia da humanidade e ele vai se cumprir, porque é a vontade de Deus!

    Bjusssssssss

    Adri

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s