Lula: O Homem que assombra o mundo!

Escrito por José Luis Rodriguez Zapatero, ninguém menos que o Presidente da Espanha.

Um espanto, uma surpresa? Não creio. Há algo de magnético no Presidente Lula que impressiona o mundo desde 1989 quando se candidatou ao cargo pela primeira vez (eu estava em Londres à época e pude acompanhar o espanto e a admiração que ele causava na mídia), a ponto de Obama ter exclamado: “este é o cara!”

No Brasil muitos se chocam com seus discursos recheados de palavrões, mas a maioria o aplaude, não é espantoso? Definitivamente não é um a mais, um qualquer como muitos outros que se passaram, mas se do bem ou do mal ainda não conseguimos decifrar e acho que nunca saberemos.

Seja como for, já tenho a certeza que ele já está gravado na historia do Brasil de forma especial, porém a história final ainda como resultado será contada no futuro posto que ainda não aconteceu.

http://www.elpais.com/articulo/internacional/hombre/asombra/mundo/elpepuint/20091211elpepuint_1/Tes

“Este é um homem profundo e tenaz, por quem tenho uma profunda admiração. Eu o conheci em Setembro de 2004, após a Espanha aderiu à Aliança Contra a Fome, que ele liderou, em uma cúpula organizada pelas Nações Unidas em Nova York. Não poderia ter sido melhor chance.

Luiz Inácio Lula da Silva é o sétimo dos oito filhos de um casal de camponeses analfabetos, que viveram a fome e a miséria nos países mais pobres da região nordeste do estado brasileiro de Pernambuco.

Ele tinha os seus estudos com a realização simultânea dos trabalhos os mais diversos e foi forçado a deixar a escola com apenas 14 anos, para trabalhar no ferro e fábrica de aço, uma empresa dedicada à produção de parafusos. Em 1968, durante a ditadura militar, deu um passo que marcaram sua vida: juntar o dos Metalúrgicos da União de São Bernardo do Campo e Diadema.

De um lado deste homem, seguindo o caminho aberto por seu antecessor como presidente, Fernando Henrique Cardoso, o Brasil, em apenas 16 anos, deixou de ser o país de um futuro que nunca entrou em um realmente formidável, com uma futuro brilhante e uma projeção regional e global cada vez mais importante.

Finalmente o mundo se deu conta de que o Brasil é muito mais do que carnaval, futebol e praias. Um dos países emergentes, com uma democracia consolidada, e que venha a desempenhar nas décadas seguintes, um crescente protagonismo político e econômico no mundo, como já é feito na América Latina com notável sucesso.

Lula tem o mérito imenso da sociedade brasileira, unidos em torno de uma reforma tão ambiciosa como quieta. É saber, acima de tudo, enfrentar, com determinação e eficácia, os desafios da desigualdade, pobreza e violência que têm tão sobrecarregado história recente do país. Como resultado, a sua liderança no Brasil agora conta com o apoio eo apreço da maioria, mas o mais importante é a aceitação social irreversível que todos os brasileiros têm o direito à dignidade e auto-estima através do trabalho, educação e saúde.

Superando adversidades de todos os tipos, Lula conseguiu executar esse longo e difícil caminho de interesse privado na defesa dos direitos sindicais dos trabalhadores, o interesse geral do país mais populoso e extenso do continente sul-americano. Sem deixar de ser Lula, nesta longa marcha, conseguiu manter a esperança de muitos milhões de seus compatriotas, sobretudo os mais humilhados e prejudicados pelo flagelo da pobreza secular, fornecendo os meios materiais para começar a escapar das consequências deste círculo vicioso.

Enquanto isso, nos sete anos de sua presidência, o Brasil conquistou a confiança dos mercados financeiros internacionais criou solidez em sua gestão, a crescente capacidade de atrair investimento direto, como aqueles feitos por várias empresas espanholas, e rigor com que tem gerido as contas públicas. O resultado é uma economia crescendo a uma taxa de 5% ao ano, que tem resistido à prova de recessão global e está saindo fortalecida da crise.

Depois de se tornar o presidente que assumiu o cargo com mais apoio eleitoral, em sua quarta tentativa de conseguir isto, Lula disse que é inaceitável ordem econômica em que poucos podem comer cinco vezes por dia, e muitos ficam sem saber se eles vão conseguir comer pelo menos um. E acrescenta: “Se no final do meu mandato brasileiros puderem tomar café da manhã, almoço e jantar todos os dias, então vou ter concluído a minha missão na vida.”

Neste esforço continua este homem honrado, honesto, forte-querido e admirável, tornar-se uma referência essencial para a esquerda do continente sul-americano do Rio Grande. Ele tem uma visão do socialismo democrático, que enfatiza a inclusão social e a justiça ambiental para permitir uma mais justa, digna, fraternidade e solidariedade.

Brasil terá lugar em breve no Conselho de Segurança da ONU e está prestes a se tornar uma potência energética e será a anfitriã da Copa do Mundo de 2014. Quando nos encontramos em outubro, em Copenhague, Lula estava chorando de felicidade, como uma criança grande, porque o Rio de Janeiro tinha acabado de ser eleita a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016. A euforia que encheu-lhe não o impediu de ter o vigor necessário para chegar a Madrid e me consolar, porque não tinha sido escolhido e ter me cedido um forte abraço.

Eu não estranho nem um pouco que esse homem tenha surpreendido o mundo.”

José Luis Rodríguez Zapatero é o presidente do Governo espanhol.

Anúncios
Esse post foi publicado em Brasil-Líder do Milênio e marcado , , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s