Países da OEA decidem revogar suspensão a Cuba

Agencia – EFE

San Pedro Sula (Honduras), 3 jun (EFE).- Os chanceleres que participam da 39ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) chegaram hoje a um acordo para revogar em consenso a suspensão a Cuba aprovada em 1962.

O ministro das Relações Exteriores do Equador, Fander Falconí, anunciou aos jornalistas a decisão adotada hoje por consenso.

“Já foi aprovada neste momento por todos os chanceleres, por consenso, essa é uma notícia muito boa, reflete a mudança de época que se está vivendo na América Latina”, disse Falconí.

O ministro equatoriano disse que se chegou “a um consenso sobre um texto que não põe condições e o que coloca (…) é eliminar a exclusão a Cuba que tinha sido tomada em 1962”.

“Muitos de nós não tinham nascido naquele momento e o que esta geração está fazendo é basicamente emendar a história, e aqui temos um desafio de construir uma história diferente”, acrescentou.

A decisão foi adotada hoje depois que, na véspera, os chanceleres de um grupo especial designado para tratar a questão permaneceram reunidos por mais de seis horas, sem se chegar a nenhum consenso.

As posturas em conflito eram as dos que propunham uma revogação da suspensão, sem condições, e outra que fazia o mesmo mencionando a necessidade de que Cuba assumisse os compromissos de democracia e defesa dos direitos humanos adotados pelos outros países-membros da organização.

Os delegados dos 34 países terminam hoje as sessões plenárias da Assembléia Geral da OEA.

Publicado no Portal do Estado

Comentário nosso: Creio que ninguém em sã consciência pode explicar ou entender porque mantiveram este embargo total contra Cuba por quase cinqüenta anos. Terá sido o medo de um regime comunista que se alastrasse pela ‘pobre América do Sul’? Comunismo este que já vimos não funciona em países cujas culturas não abarcam este conceito, aliás, comunismo que como regime também está completamente falido em seus conceitos de vida, visto que da forma que se preconizava no inicio do século passado nem existe e nunca existirá.

O ser humano não está moldado a regras totais para tudo, ele necessita de “espaço vivencial” para adquirir experiências e assim se auto-aperfeiçoar. Não se trata de preconizarmos a liberdade pura e simples, porquanto, esta também não existe em lugar algum, mas de uma busca de equidade econômica e social advinda da boa vontade e não de regulamentos e leis impostas pelas sociedades. Ainda estamos bem longe de atingirmos um outro nível e estrutura social além daquelas que conhecemos hoje, mas é necessário buscá-la incessantemente.

Cuba acabou se tornando um “carma” aos países latinos americanos porquanto a privamos de quase tudo por conta de ideologias de que vive o seu povo há quase cinqüenta anos.

Foi absolutamente inútil e desnecessário a manutenção destes “muro” por décadas a fio. O que se provou com isto? Em que evoluímos com isto? Nada, absolutamente nada.

Não existimos para moldar os pensamentos dos outros, mas sim para melhorarmos dia a dia os nossos próprios, os quais, como estamos presenciando são também muito falhos em conceitos de equidade, justiça e evolução.

Por que não permitimos que outros Povos vivam em regimes que bem entenderem enquanto permitimos que milhões de pobres pelo mundo continuem a morrer anualmente? Um contra-senso ou um absurdo das ações humanas para com outros povos? Se realmente se quer ajudar, vamos sair do discurso ideológico e acabar com a fome e miséria que graçam em todas as sociedades, principalmente as mais pobres do Planeta.

No Planeta já somos mais de um bilhão de super-miseráveis que não tem acesso a nada, quase nada mesmo, destes pelo menos trezentos milhões já vivem aqui como se estivessem mesmo no “inferno” dos cristãos e que se mudou para cá já tem décadas e ninguém se dá conta.

Por Atama Moriya, em 03-05-2009.

Anúncios
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS e marcado , , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s