O que e corrupção? Quem não é corrupto?

Esta visão sobre a corrupção merece uma análise mais profunda antes de a limitarmos a situações de corrupções acontecidas e circunscritas somente aos políticos. Aos senhores políticos. Acontece que os casos divulgados publicamente parecem se restringir apenas a malversações do dinheiro público, e mesmo porque as leis investem apenas nestas situações, porquanto as demais corrupções ainda não são previstas nos aspectos penais.

Conforme a sociedade evolui em função da evolução da consciência individual, certamente no futuro outros indivíduos que cometem corrupções que afetam a ética e a moral também poderão ser enquadrados nas leis criminais ou civis.

Afinal, o que é corrupção? Se buscarmos somente uma definição legal, ela simplesmente não atende ao conceito mais amplo das leis morais que governam os homens desde as leis mosaicas. Isto porque o próprio desenvolvimento da consciência mental do ser humano ainda necessita evoluir e muito, posto que se encontra em estados infantis mentalmente, embora que talvez tardiamente, entretanto, isto tende a ocorrer nas sociedades que mais evoluírem no sentido do equilíbrio econômico e social. Aliás, como temos visto em países menores, porém, com sociedades mais justas equitativamente. Caso especial podemos observar, por exemplo, no Japão, com uma população igualmente grande como a nossa, mas cujo povo convive com regras de ética e moral muito mais adiantadas e serve de exemplo aos demais.

Corrupção não é somente uma questão de comprar determinadas ações de outros, em malas pretas com dinheiro, para obter vantagens financeiras. Comprar os outros, ou comprar facilidades para obter vantagens é uma coisa muito velha nas sociedades. Ocorreu até com Judas por um punhado de moedas, ao que contam, embora não seja verdade, vamos utilizar apenas como exemplo de corrupção em tempos antigos.

Da mesma forma acontecia também com o povo de Moisés, e os quais eram punidos até com a morte. No Japão, desde a antiguidade, os corruptos, quando descobertos praticavam haraquiri.
Mas reside aqui a amplidão deste conceito. O corrupto nas sociedades mais antigas, não era somente o que se vendia por dinheiro, mas aquele que por uma fraqueza pessoal, um desvio de caráter, e até mesmo por covardia, acabava por trair aqueles com os quais tinha feito votos de confiança.

O trair a confiança depositada também ocorre até mesmo em sociedades ou grupos criminosos, quando o então traidor é sumariamente julgado e condenado.

Veja que já passamos a configurar uma corrupção ou suborno a um ato de traição à confiança depositada, mas a definição para fins de configuração de atos que ferem as leis maiores ou princípios herméticos que governam o universo é muito maior que a que os homens conseguem compreender e enxergar neste momento evolutivo.

Na terra dos homens pequenos comete-se um crime conforme ele se configura nas suas leis criminais criadas pelos homens, ou por princípios de ética e moral comportamental que diferem entre si conforme as diferentes civilizações que se formaram ao longo do tempo.

Está provado que quanto maiores foram as bases de conceitos filosóficos no sentido da ética e moral dos homens nas sociedades, maiores serão as chances daquela sociedade se sobressair perante as demais no sentido de existir uma sociedade mais justa e equilibrada para o Povo.

Nos países considerados do terceiro mundo, tais conceitos justamente são os mais primitivos se comparados com países do primeiro mundo, e certamente não por acaso que são do terceiro mundo. Há mais injustiça, há mais violência, há falta de valores maiores de ética e moral arraigados na cultura de seus povos.

Nos dias atuais torna-se sumamente importante questionarmos todos estes velhos conceitos e limitados pelas mentes dos homens do passado, posto que se tudo evolui, deve evoluir também a mente dos homens do futuro, o nosso, para conceitos mais amplos que dignificam verdadeiramente a real existência humana sobre a face da Terra, isto se acreditamos mesmo que estamos evoluindo e criando um mundo melhor para as nossas posteridades. Acaso que civilização desejamos deixar como herança aos nossos filhos e netos?

E francamente não podemos mais aceitar este nosso mundo atual com estes valores e estes modus de vida completamente falidos que gradualmente estão nos levando a um beco sem saída em todos os caminhos que seguimos. Estamos em crises de todos os tipos, econômicos, climáticos, incongruências sócias, filosofias, padrões comportamentais, vazios existenciais, fomes, guerras, drogas, violências fortuitas, homicídios em massa, etc.

Corrupção não é só se vender ou comprar alguém por um punhado de moedas, vai muito além.

E como um vírus mental, um desvio comportamental que existe em todo o homem da face da terra, ele se sobrepõe ao comportamento que seria correto em ética e moral das leis maiores.

Nesta fase do desenvolvimento humano, é uma espécie de egocentrismo que existe dentro de todos nós, entretanto, o existir dentro de todos, não significa que todos sucumbirão a ele.

É de se supor que no futuro, até por heranças genéticas este comportamento desvirtuado possa mesmo desaparecer nas gerações futuras, mas não hoje, e não ainda por muito tempo. O homem só pode evoluir das trevas para a luz, daí porque ele deve conhecer todas as trevas que habitam dentro de si para então transformá-las em luz.

Corrupção humana, no conceito mais amplo é o resultado de uma ação de querer levar vantagem, de qualquer natureza, sobre os outros, e nem sempre envolve vantagens pecuniárias, sendo esta apenas um resultado desejado em alguns casos. Ela na verdade, pelo conceito esotérico abrange todo o impulso egocêntrico do ser humano em convívio com outros seres humanos.

O que é ser corrupto?

Ser corrupto é tudo que existe de negativo no comportamento atual do ser humano.

Ele quer ser o mais rico, o mais poderoso, o mais lindo, viver num paraíso, ter milhões de escravos, ser o melhor, o mais famoso, viver, curtir, ter tudo do bom e do melhor, e tudo isto sem ao menos se importar com os “outros”. Já comentamos este comportamento sobre “os outros” da ilha em diversos textos, e vemos que novamente tudo recai neste mesmo ponto.

Todo estes desequilíbrios tem origem sempre no ser humano individualmente. Se ele crescer no sentido de se tornar um adulto e evoluir mentalmente juntamente com os demais, o mundo evoluirá e será mais justo e equilibrado em todos os sentidos.

Tais mudanças não são simples e dependem de um processo evolutivo nas culturas dentro das civilizações e não acontecer em poucos anos, mas lentamente em muitos e muitos séculos e milênios.

Restringir a corrupção apenas aqueles que ascendem a cargos públicos como os políticos ou governantes, é limitar demais os nossos próprios comportamentos, afinal, nos processos atuais o político é mais um alguém do Povo, como qualquer outro, por isto mesmo corrupto, ou mesmo sujeito aos desejos como qualquer outro indivíduo do Povo.

Somente deixará de existir corrupções ou mesmo diminuir quando também o Povo se tornar menos corrupto e assim dele surgirá seres mais éticos e morais que os atuais representantes.

Aqui no Brasil recebemos uma forte carga da “lei de gerson”, um implante psíquico da década de setenta, dentre tantos outros implantes mentais que foram gerados por décadas neste país e que ajudaram a tornar tudo muito mais difícil neste país.

Então vemos pessoas que não se importam em furar filas, de explorar a natureza, de destruir as matas, de poluir a natureza, de explorar outros seres humanos em trabalhos escravos, de não se importar com a fome e miséria dos demais. Seres que não se importam com ninguém mais a não ser a si próprios como prioridades de vida, mesmo que isto signifique se dar bem, em qualquer circunstâncias, mesmo enganando os outros, vendendo ilusões, vendendo mentiras, criando falsos paradigmas de vidas, incentivando as iniqüidades, a exploração comercial, vendendo modas falsas, pornografias, revistas de nus, psiquismos doentios, traficando drogas mentais e físicas, juntando cinqüenta bilhões de dólares e querem mais e mais, enquanto bilhões passam fome. Governantes, políticos, ministros, juizes que estabelecem salários mínimos que são verdadeiramente mínimos e indignos à vida enquanto eles próprios ganham centenas de vezes mais. Empresários que exploram os empregados embora possam melhor remunerá-los, empregados que enganam os seus patrões fingindo que trabalham ou praticam corrupções e subornos também ou mentem para faltarem ao trabalho. Pastores e Igrejas que exploram seus fiéis mais humildes. E a lista continua.

Este é o ser humano atual, um corrupto por natureza, natureza esta que existe para que ele se torne melhor, desde que saiba reconhecê-lo e não sucumba aos desejos da sua própria ignorância, sem saber quem é, por que existe, e qual o seu destino final. E tão ignorante é que não consegue procurar saber.

Reconhecer dentro de nós mesmos os fatores involutivos e suas manifestações e transformá-los em evolutivos através do auto-conhecimento é o primeiro passo de nossas próprias transformações em direção à luz, de onde viemos e desejamos mesmo retornar o quanto antes.

Por Atama Moriya, em 13-04-2009.

Voltar Página Principal

Anúncios
Esse post foi publicado em Ética e Razão, Evolucionismo, Justiça de Deus, O Homem é um caos, Para que serve o dinheiro? e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para O que e corrupção? Quem não é corrupto?

  1. laryssa disse:

    na minha sala há muitos corruptos

  2. Nuno Laurido Barbosa disse:

    gostei acabo de perceber que nao podemos nos deixar ser guiados por maus caminhos mas sim ser e fazer diferente mesmo que o sejamos humilhados e contra a vontade da maioria pois os resultados constasse no futuro aos filhos netos ou mesmo se for a curto prazo certas coisas vemos o resultado ainda vivos , o segredo esta fazer diferente e estar sempre informado da linha do risco pois assim sabes o que esta mal, obrigada fiquei mt mais esclarecido , cumprimentos : Nuno Barbosa, braga , portugal

  3. jamile disse:

    gostei do texto, ótima reflexão! parabéns…

  4. leiliane disse:

    gostei muito do seu texto,uo seja de sua reflexão,ajudou-me a entender,pois com palavras simples e reflexsivas.Se todos nós tivessemos essa conciencia o mundo seria melhor.obrigada
    e continue fazendo esse trabalho…

  5. Adriana disse:

    Hummm… ótimo para reflexão !!!

    Mudanças necessárias de atitudes, gestos, palavras… Pensamentos… Ações diante nós mesmo e do próximo… e porque não da vida?!

    Inté…

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s