Obama é uma inspiração para quem deseja ser bem-sucedido – mat. de Infomoney

SÃO PAULO – “Um homem cujo pai, há menos de 60 anos, não conseguia ser atendido em um restaurante local, agora pode estar diante de vocês para fazer um juramento sagrado”.

Ele tinha todas as desculpas para não ser quem é. Negro e descendente de muçulmano, nascido em Honolulu (um estado estadunidense do Havaí), seus pais se separaram quando ainda era muito jovem. Cresceu longe do pai, que, após o divórcio, retornou à terra natal, no Quênia. Anos mais tarde, ele viria a falecer.

Já sua mãe casou com um indonésio, de maneira que, até os dez anos de idade, ele foi obrigado a estudar em Jacarta. Depois disso, voltou ao Havaí, para morar com os avós maternos. Acabou se graduando em Ciências Políticas pela Universidade de Columbia em Nova Iorque, para depois cursar Direito na Universidade de Harvard, se formando em 1991.

“Independentemente do que irá acontecer em seu governo, Barack Obama é a personificação do lado positivo das adversidades. Ele tinha todas as justificativas para não ser quem é e se colocar no lugar de vítima, mas fez uma escolha, optou por vencer. E todo o resto foi consequencia”, opina o coach Ricardo Melo, a respeito do homem tido hoje como o mais poderoso do mundo.

Por que aprender a sonhar?
Para o coach e autor do livro “Executivo, o super-homem solitário”, Emerson Ciociorowski, Obama só conseguiu superar as barreiras que se apresentaram ao longo de sua vida porque tinha um sonho.

“Ele é o exemplo de um sonhador. Na linguagem corporativa, podemos chamá-lo de visionário. Além disso, tem muito claro seu propósito. Ora, uma pessoa visionária com senso de propósito e objetivos possui esperança. E esses são os ingredientes para suplantar qualquer obstáculo”, explica Ciociorowski.

Liderança e coragem
“Hoje eu digo a vocês que os desafios que enfrentamos são reais. Eles são sérios e eles são muitos. Eles não serão encarados com facilidade ou em um curto período de tempo. Mas saiba disso, América: eles serão encarados. Neste dia, nos reunimos porque escolhemos a esperança no lugar do medo, e a unidade de propósito no lugar do conflito e da discórdia”.

A tradução livre é de um trecho do discurso de Obama na cerimônia de posse. A postura denota coragem, na avaliação de Emerson Ciociorowski, e é um grande exemplo para os líderes nas empresas hoje. “Obama é, efetivamente, uma fonte de inspiração quando o assunto é liderança. Quem citaria outro líder hoje além dele? Eu não conheço”, afirma.

“A coragem é importante no contexto atual. A leitura que faço da crise é de que ela está sendo conduzida essencialmente pelo medo. As pessoas estão assustadas, temerosas quanto ao futuro. Mas o medo é um sentimento que paralisa, bloqueia o processo criativo e pode se traduzir em agressividade. Além disso, o medo exacerbado leva ao individualismo. Para as empresas, isso é ruim. Fica um clima de “cada um por si”. E quem teme não trabalha com excelência”, acrescenta.

Os líderes hoje devem saber trabalhar a ansiedade de seus liderados, e comunicar com clareza o que está acontecendo à empresa, mas sem causar alarde. Devem ser sonhadores, cultivar seus valores e ter coragem.

Na avaliação de Ricardo Melo, o novo presidente dos Estados Unidos inspira as pessoas porque deixa claro que acredita no que faz. “Ele não é um objeto criado pelo marketing político, porque, por meio de suas ações, mostra que é exatamente quem demonstra ser nos discursos. É uma pessoa coerente, que acredita em seus valores”, completa.

Por: Karin Sato
02/02/09 – 14h03
InfoMoney

http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1494528&path=/seunegocio/

Anúncios
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS e marcado , . Guardar link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s