Inundação em Santa Catarina, um efeito climático do aquecimento global?

Eis uma questão que vai passando despercebida, posto que não há como afirmar com 100% de certeza que tais chuvas em valores ( acima de 530 milímetros) três vezes acima da média histórica registrada para o mês de novembro já seriam efeitos dos problemas climáticos praticados pelo homem.

Mas tudo indica que sim.

O Clarín ouviu dois especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) para explicar o fenômeno.

Segundo o jornal, “o físico Antônio Ozimar Manzi afirmou: ‘Esta zona (que inclui a selva no Brasil e mais outros oito países da região) é a principal fonte de precipitações na região’. E tudo o que acontecer modificará de maneira decisiva o clima no sul e no norte da América do Sul”.

Paulo Artaxa, também ouvido pelo jornal argentino, explica que “no céu da Amazônia há um sistema eficaz de aproveitamento do vapor d’água (…) mas a fumaça dos incêndios florestais altera drasticamente este mecanismo: diminui a formação de nuvens e chuvas em algumas regiões e aumenta as tempestades em outras”.

O Clarín conclui que “não é de se estranhar fenômenos como as inundações de Santa Cataria quanto a seca no norte, centro e leste da Argentina”.

“Não são castigos divinos, mas bem humanos.”

http://www.clarin.com/diario/2008/11/25/sociedad/s-01809816.htm

Sim, as conseqüências de todo este transtorno climático que o homem provoca no planeta são imprevisíveis exatamente quanto a datas certas e forças que atuarão, entretanto, são seguros com margens elevadas de acerto: teremos com certeza muitos problemas nos próximos anos.

Eventos como este de Santa Catarina e mesmo o Katrina são logo esquecíveis para a maioria. Mas precisam ser lembrados como um alerta a nós humanos que estamos negligenciando a magnitude dos problemas que estamos causando ao Planeta.

Temos uma tendência de minimizarmos os problemas dos outros para que isto não venha nos incomodar com uma pressão sobre os nossos próprios comportamentos.

O numero de mortos neste drama de Santa Catarina já ultrapassou a oitenta nesta noite passada e os desabrigados já somam mais de vinte mil pessoas. Quem realmente se importa com isto?

Creio mesmo que é mais do que hora de todos repensarmos nossas atitudes diante do “global warming” e a destruição desnecessária que estamos a provocar para vivermos loucamente atrás do máximo de bem-estar, conforto, e felicidade e sem jamais atingi-las. Comportamentos dos mais “irresponsáveis” na nossa civilização de super-consumo já estão causando na minha forma de pensar muitas mortes desnecessárias.

No futuro que pode ser amanhã mesmo ou daqui a alguns anos e conforme os modelos climáticos apresentados no IPCC ou mesmo de ONGs conceituadas, conseqüências gravíssimas poderão advir a um numero gigantesco das populações do mundo todo, inclusive a nós do Brasil também.

Então, se isto vier mesmo a concretizar-se em nossas vidas, muito vão dizer por aí que é mesmo um “castigo de Deus”, mas que será que Deus tem a haver com as desgraças que nós mesmos estamos plantando para colher amanhã?

Atama Moriya, em 26-11-2008.

Anúncios
Esse post foi publicado em Global Warming, NOTÍCIAS e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Inundação em Santa Catarina, um efeito climático do aquecimento global?

  1. Atama Moriya disse:

    Atualizando a notícia as 12:53hs de 26.11.2008, conforme portal O Globo.

    Em dois dias, seis municípios decretam calamidade pública em SC

    Desde o fim de semana, foram registradas 84 mortes.
    Mais de 97 mil moradores de oito cidades estão isolados e há 54 mil desabrigados.

    Entre segunda-feira (24) e terça-feira (25), seis municípios de Santa Catarina decretaram estado de calamidade pública por causa das chuvas, segundo a Defesa Civil estadual. São elas: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo e Pomerode.

    Uma grande calamidade.

    AM.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s