Por que há essa gritaria toda por causa do LHC e a partícula de Deus?

A Vanessa pergunta se por acaso o homem não está extrapolando em suas pesquisas com o LHC ao tentar recriar a partícula que na teoria chamamos de “bóson de higgs” com o sobrenome do cientista que elaborou a tese desta substância que seria a matéria primordial da criação.

Não posso responder pelos cientistas e nem por Deus, mas posso examinar a questão por outros aspectos. Senão vejamos.

O LHC não é novidade, pois aceleradores de partículas existem pelo mundo afora e o próprio CERN faz estas pesquisas há décadas. Entretanto, um acelerador de 27 km de comprimento sim, é algo nunca visto e experimentado na nossa civilização.

Acho que são muito importante todas as pesquisas com o micro-cosmo, afinal, foi a partir de uma micro partícula que tudo começou neste Universo. E se o mundo foi criado por um Big-Bang, é obvio imaginar o que havia antes do Big-Bang. E o homem é movido pela curiosidade, afinal é também esta forma “curiosa” que nos faz aprender algo sobre nós mesmos e evoluir como civilização, desde a Idade da Pedra, quando alguém mais curioso e esperto pegou um graveto em chamas e montou uma super fogueira e tornou a caverna mais aconchegante e quente nos invernos, e o domínio do fogo aconteceu certamente por alguma curiosidade em manejá-lo e à partir daí surgiu até mesmo o nosso atual “churrrasco”.

Neste momento estão acontecendo manifestações e até ataques ao CERN em função desta polêmica sobre o experimento da substância máter e a recriação do “buraco negro” que poderia engolir todo o planeta e acabar com tudo neste sistema solar.

Há pessoas que ao imaginarem o fim do mundo por causa do experimento já estão se matando por conta própria, vejam os exageros causados provavelmente por certos fanatismos. Anteriormente me referi que ao homem não é permitido criar nada, afinal dado a sua infantilidade psico-mental ele mesmo só cria caos, coisa importante e boa é induzida intelectualmente, como, aliás, muitos pensadores têm escrito desde há muito tempo.

Se o homem está agora recriando ou não a partícula chamada de “bóson de higgs” eu não sei, mas certamente está sendo permitido por outras hierarquias além da nossa compreensão. E se também digamos, numa hipotética situação criarmos mesmo o tal buraco negro e tudo tiver que ser engolido e desaparecer, não precisamos também nos preocupar, é só sentar ali, e numa boa tomar uma boa cervejinha e esperar a desintegração.

O que é negativo não são as experiências e os experimentos, mas o uso que se faz com isto, como a utilização da energia nuclear para produzir centenas de bombas atômicas ou os milhares de usinas de energia atômica que estão a contaminar poluir todo o planeta.

No século passado estiveram conosco 56 grandes físicos, a maioria de origem alemã, e dentre eles foram poucos que ousaram criar a bomba atômica, mas os demais abominaram este uso criado pelos americanos e difundido hoje pelo mundo todo. Os americanos chegaram a testar duas tecnologias diferentes em Hiroshima e Nagasaki, sendo uma de plutônio e outra de urânio somente para medir os resultados, os quais foram e tem sido catastróficos até hoje; é só ver a incidência de câncer no mundo todo após estes eventos atômicos. Quem visitar essas cidades após mais de cinqüenta anos, verão ainda nos hospitais conseqüências das bombas, com pessoas que sofrem de doenças ainda da radiação e de conhecimento ainda inexplicável à ciência médica.

Mas voltando ao LHC, acho também que nada como o bóson de higgs será recriado por algumas razões que ainda serão alvo no meu entender de descobertas futuras e não deste momento da ciência, como também e com plena convicção científica afirma Stephen Hawking, fato que está gerando uma grande polêmica com Peter Higgs, o criador da teoria de bóson.

“O LHC poderia tornar realidade o grande sonho de Higgs, de ver confirmada sua teoria sobre a partícula que leva seu nome, o chamado bóson de Higgs. A existência do bóson de Higgs faz parte das bases da física de partículas, mesmo que até agora não se tenha demonstrado experimentalmente sua existência.

Caso a teoria de Higgs seja confirmada, o físico inglês de 79 anos deve ser premiado com o Prêmio Nobel; a ausência da partícula poderia reforçar a visão de Hawking sobre a interação entre teoria quântica e gravidade, e levar o prêmio para ele. Em certa ocasião, Hawking chegou a apostar 100 libras na previsão de que o bóson não será descoberto pelo LHC.

Em declarações á imprensa em Edimburgo, na Escócia, Higgs disse que não leu um trabalho recente de Hawking, em que o físico tenta demonstrar que o bóson de Higgs não será descoberto, mas disse conhecer um artigo anterior que, acredita, serve de base para os cálculos mais recentes.

Higgs disse que não acreditava que fosse um bom trabalho, e criticou o colega por juntar teorias sobre a gravidade e a física quântica de um modo que qualquer físico de partículas desaprovaria imediatamente.

“Do ponto de vista da física de partículas, da perspectiva da física quântica, é preciso incluir algo além da gravidade na teoria, e não acho que Stephen tenha feito isso.  Tenho grandes dúvidas quanto a seus cálculos”, explicou.

De acordo com a versão publicada no jornal britânico The Times, outros membros do painel, durante a entrevista coletiva concedida na Escócia, cortaram a discussão, dando a entender que Higgs havia tirado de contexto a fala de Hawking, para quem o LHC pode provar a existência de outras partículas hoje apenas teóricas, mas não do bóson de Higgs.

Nesta semana, Hawking deu uma entrevsita afirmando que seria “mais interessante” se o bóson de Higgs não fosse descoberto, porque isso levaria a uma revisão profunda da física.

Durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira, 10, quando começaram os trabalhos do LHC, Higgs fez pouco caso dos temores sobre a formação de um buraco negro durante os trabalhos do acelerador de partículas. Algumas pessoas chegaram a afirmar que o LHC poderia formar buracos negros e levar ao fim do mundo.

“Isso tudo é besteira. Acredito que algumas dessas pessoas que tentaram impedir as experiências com mandados judiciais deveriam ser mais sensatas. Sabemos que os buracos negros são pontos colossais na galáxia, mas neste caso se trata de um buraco negro minúsculo, que pode sumir rapidamente”, afirmou Higgs.”

Enfim, meus amigos, não creio mesmo que haja o que temer, mas a partir de certas descobertas da física de partículas teremos um outro grande avanço científico em todos os campos das ciências, inclusive ciências humanas, hoje tão carentes de uma evolução de pensamentos, já que arcaicos e sobreviventes de ilustres filósofos de mais de um séculos atrás.

Vamos acompanhar a evolução dos experimentos do LHC com muito interesse, como, aliás, também o fazem membros e cientistas que representam várias correntes religiosas diferentes como a Igreja Católica. Tudo isto é muito bom, tudo isto eu classifico como muito positivo.

Por Atama Moriya


Home

Anúncios
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS, texto e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Por que há essa gritaria toda por causa do LHC e a partícula de Deus?

  1. Magda disse:

    Esse lhc é mto nessesário pro mundo?
    Se ñ for eu acho melhor deixar como está, assim nós vomos viver um pouco mais>>
    E ñ usem o nome de Deus em vão com besteirea lhc se vcs querem q ñ acinteça nada só deixar esse histótia de lada eu acho q vamos ter mto dor dre cabeça com iss!!!

  2. Atama Moriya disse:

    Danilo,
    Concordo com você. Mas não são só os cientistas, mas todos os humanos. Chamar a atenção de Deus é o que mais o homem deseja no seu inconsciente e talvez esteja aí a forma que evolui a mente humana, através desta busca constante e interminável de Deus, seja em que campo for. Se acabarem todos os mistérios, acaba-se a curiosidade e as dúvidas, e sem estas busca, acaba-se o homem também porque ele não teria mais nada a procurar dentro de si também.
    Um grande abraço.
    Atama Moriya.

  3. Danilo disse:

    Pelas notícias da mídia eu só posso concluir que os cientistas estão tentanto chamar a atenção de Deus!!!!

  4. Borboleta disse:

    É, amigo, vamos esperar…

    Quem sabe não teremos descobertas realmente importantes para toda a humanidade?

    Só fico pensando: seria muito bom, se ao menos fizessem o mesmo investimento em projetos realmente eficazes de combate à miséria….

    Deus abençôe a todos!

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s