Duas fases do Amor no aprendizado do Ser – aprendendo a ser Bom-2

Ser bom, é bom para quem???

No evangelho de lucas, cap.10, encontramos a parábola da missão dos setenta e dois. Primeiro ponto a ressaltar, não era somente 12 os discípulos de cristo, pelo contrário, passavam de 200 os mais próximos e que foram preparados pelo paráclito, destes, praticamente a metade de mulheres.

Voltemos ao evangelho:

10. “e depois disto designou o senhor ainda outros setenta e dois: e mandou-os de dois em dois adiante de si por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. e dizia-lhes: “grande é na verdade a messe” e poucos os trabalhadores…

Não leveis bolsa, nem alforge, nem calçado, e a ninguém saudeis pelo caminho. em qualquer casa onde entrardes dizei primeiro de tudo:- paz seja nesta casa! e se ali houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz, senão, ela tornará a vós!….em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei o que se vos apresentar. e curai os enfermos que nela houver, e dir-lhes-ei: está a chegar a vós outros o reino de deus.

Mas quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas suas praças, dizei: vede que até o pó, que se pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós. não obstante sabei que está a chegar a vós outros o reino de deus. Digo-vos, que naquele dia haverá menos rigor para Sodoma, que para tal cidade.”

17. “Voltaram depois os setenta e dois muito alegres, dizendo:” senhor, até os mesmos demônios se nos submetem em virtude do seu nome. e o senhor lhes respondeu: “eu vi cair dos céus satanás, como um relâmpago. eis aí vos dei eu poder de pisardes as serpentes, e os escorpiões, e toda a força do inimigo: e nada vos fará dano. e contudo, o sujeitarem-se a vós os espíritos, não é o que de vós vos devei alegrar: mas sim deveis alegrar-vos de que os vossos nomes estão escritos no céus.

21. Naquela mesma hora exultou Jesus a impulsos do espírito santo e disse: graças te dou, pai, senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos. Sim pai: porque assim foi do teu agrado.”

Paramos a parábola por aqui, mas há muito mais nela, mas hoje vamos nos ater sobre o que é ser bom.

No início, vemos que Jesus concedeu a iniciação aos seus discípulos e para estes cumprissem a messe, que messe? A messe de todos os bons filhos de deus: levar a boa nova, que o reino de deus está próximo, frase gnóstica, e que deve ser entendida de forma mais ampla, mas de uma forma mais simples e limitada, cabe aos discípulos, aos cristãos levar o verdadeiro do evangelho.

Nas recomendações, deixa claro quanto aos bens materiais que devem ser deixados, pois destes o discípulo não necessita para levar o evangelho.

Os discípulos portadores do amor de cristo devem levar a cura, não exatamente a cura física, mas ele se refere a cura de forma ampla, a cura espiritual, a verdadeira cura da alma, por isso foram dados poderes sobre serpentes, escorpiões, as quais, como a parábola ensina são as pessoas renitentes ao evangelho, destes, ele recomenda que até o pó, os seus pós serão sacudidos contra eles mesmos.

O pó representa a própria constituição dos átomos físicos que não lhes pertence, e sim pertencem à terra, e ao nosso pai, senhor desta terra. E segue uma advertência a estes incrédulos sobre os seus destinos mais rigorosos que em Sodoma. A interpretação mística de Sodoma exige um outro texto que deixaremos para outra oportunidade, mas é algo lindo, magnífico, e não se trata de uma demonstração de força e poder de deus, ou sua fúria como muitos interpretam tolamente.

Setenta e dois é número místico (7+2=9), 9 é entre interpretações o número do homem perfeito, ou deus feito homem, por isso temos nove degraus da iniciação ou escada de Jacó.

Jesus também fala sobre outros mistérios, como o reino de deus, os pequeninos e escrever os nomes nos céus, que comentaremos no futuro. Mas deixo uma dica, há uma ligação direta com as estrelas.

Ao retornarem os setenta e dois, contentes com os resultados da messe, Jesus prontamente os advertiu, não é por sujeitarem-se os outros (cobras, escorpiões-inimigos) que vos deveis alegrar-vos, mas sim porque vossos nomes estão escritos nos céus (de novo as estrelas como citação??)!

Esta frase final que destacamos resume tudo quanto dissemos sobre a segunda fase do conhecimento de que ser bom é bom para o próximo, sem dúvida, mas como o próprio cristo ensina, é bom principalmente para nós mesmos. Vida preditiva que descrevi em recorrências de vidas passadas que determina suas próximas vidas e os graus de dificuldade que imporá a si mesmo.

Sei que esta compreensão de forma profunda é complexa, porque terá de vir de dentro de cada ser, mas quando descoberta verão é muito simples.

Ser bom com o próximo é simplesmente o melhor que você pode fazer por você mesmo, porque você estará sendo bom, muito bom para si mesmo. Desta forma construiremos uma vida preditiva inteligente para si mesmo.

Lembre-se que você possui quatro corpos básicos e mais um que é você como anjo, e que este, o mais elevado, o corpo mental abstrato é o que absorve todas as suas experiências boas ou não tão boas assim e será ele responsável pela construção de seus novos corpos no seu próximo renascimento, entretanto, não há o ser bom para si mesmo, sem antes aprender a ser bom com o próximo.

Na segunda fase ou segunda visão crística, o ser bom para consigo mesmo (este aprendizado do ser), torna o Filho de Deus em verdadeiro missionário de cristo, condição “sine qua non” para ascender o cristo que poderá viver em nós, se assim o permitirmos.

Atama Moriya

duas fases do amor – parte 1

duas fases do amor-parte3

Anúncios
Esse post foi publicado em Ser Bom é bom para quem?, texto e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Duas fases do Amor no aprendizado do Ser – aprendendo a ser Bom-2

  1. Borboleta disse:

    Uma nova compreensão da expressão “O Cristo em nós”…muito interessante.
    Ótimo raciocínio, Atama!

    Grande abraço, Deus te abençôe!

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s