Outra notícia – efeito estufa

Uma outra noticia divulgada pela Reuters confirma ligação entre ação humana e efeito estufa com base em cruzamento de dados entre mudanças climática e alterações biológicas e físicas confirma danos a natureza.

“WASHINGTON – Mudanças climáticas causadas pelo homem fizeram com que plantas florescerem mais cedo, folhas caírem mais tarde no outono e alguns ursos polares se tornassem canibais, afirmou um vasto estudo global divulgado nesta quarta-feira, 14.

Centenas de estudos anteriores notaram esse tipo de mudança específica e a maior parte deles sugeriu uma ligação entre a chamada mudança climática antropogênica, mas essa nova análise publicada na revista Nature correlacionou esses estudos anteriores com mudanças de temperatura, disse o autor principal do trabalho.

Eles encontraram uma forte relação entre as mudanças climáticas observadas entre 1970 e 2004 e mudanças em plantas, animais e em outros aspectos físicos do planeta, como o rápido derretimento das camadas de gelo e o nível de água nos lagos desérticos, encontrou o estudo.

“Quando você olha para todas as geleiras, para todos os pássaros botando ovos mais cedo, para todas as plantas florescendo mais cedo, então você consegue detectar os sinais antropogênicos”, disse Cynthia Rosenzweig, do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da Nasa.

Eles trabalharam para excluir observações que pudessem ter sido causadas por outros fatores que não as mudanças climáticas devido a ações do homem.

Rosenzweig e os co-autores do estudo juntaram cerca de 30 mil trabalhos sobre mudanças biológicas e físicas em todo o mundo, e então cruzaram essas informações com um banco de dados detalhado sobre mudanças de temperatura.

Pingüins, Ursos polares e pólen

“Nós sobrepusemos dois bancos de dados globais e então fizemos uma análise em busca de padrões que pudessem ser observados globalmente, procurando por localizações que apresentassem, ao mesmo tempo, padrões de mudanças significativas de temperatura e mudanças consistentes com o aquecimento”, disse a autora principal. “Nós encontramos que ambos estão firmemente co-alocados.”

Em uma escala global, a correlação é de mais de 99% entre os dois fatores (aumento de temperaturas e mudanças biológicas e físicas); em uma escala continental, ela disse, a correlação fica entre 90 e 99%.

Indo de continente a continente, aqui estão algumas mudanças observadas no mundo natural e que podem ser atribuídas às mudanças climáticas, de acordo com o estudo:

– América do Norte: Florescimento precoce de plantas de 89 espécies; predação intra-específica; canibalismo e população declinante entre ursos polares; reprodução antecipada de alguns pássaros.

Ursos polares foram listados nesta quarta-feira, 14, como espécie ameaçada pelo U.S. Endangered Species Act devido aos danos ambientais observados em seu habitat, anunciou o secretário do interior, Dirk Kempthorne.

– Europa: Derretimento de geleiras nos Alpes; mudanças em 19 países do padrão de folhas e florescimento de algumas plantas; liberação antecipada de pólen na Holanda; mudanças de longo prazo nos cardumes do rio Reno.

– Ásia: crescimento exacerbado dos pinheiros siberianos na Mongólia; degelo antecipado dos lagos na Mongólia; mudança na profundidade do gelo eterno na Rússia; florescimento precoce do ginko no Japão.

– América do Sul: Perda de geleiras no Peru; derretimento do gelo na Patagônia e conseqüente aumento do nível do mar.

– África: Decréscimo no ecossistema aquático do lago Tanganyika.

– Austrália: Chegada antecipada de pássaros migratórios; declínio do nível de água do lago Victoria.

– Antártica: Declínio de 50% na população de pingüins imperadores na península; retração das geleiras.”

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid172725,0.htm

Home

Anúncios
Esse post foi publicado em NOTÍCIAS. Bookmark o link permanente.

Opte por deixar comentários claros, concisos, compreensíveis e racionais. Evite palavrões, palavras ásperas e críticas/ofensas a outras pessoas. Lembre-se que este blog é muito lido por menores de idade. Por favor, deixe bons exemplos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s